O general voou e o boi não mugiu

Torquato NetoÉ geral a grita contra a carteirada que o comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, deu em Viracopos, forçando o retorno da aeronave - que já se preparava para decolar - e a descida de dois passageiros, para que ele e a esposa viajassem para Brasília.
A história está muito mal contada, e é absurda sob qualquer ponto de vista. Mas não é só a atitude do general que é absurda. O DAC acatar a ordem para fazer voltar a aeronave, o comandante da aeronave idem, os dois passageiros cederem seus lugares, os quinze passageiros que não embarcaram não protestarem (embora tivessem comprado passagens, pois houve overbooking), este é o verdadeiro absurdo.
A ele soma-se o da imprensa, que em nenhum momento questionou a ética de uma empresa (a TAM), que vende passagens além da capacidade de suas aeronaves.
Tudo resume o triste quadro do país em que vivemos, onde em geral ninguém faz valer seus direitos e abaixa a cabeça para os poderosos de plantão.
Por conta disso, publico essa frase para reflexão, escrita por um letrista e poeta que, quando achou que havia chegado sua hora, ligou o gás, enfiou a cabeça no forno e aspirou até morrer - Torquato Neto:
''Leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi''