terça-feira, 7 de março de 2006

O general voou e o boi não mugiu

Torquato NetoÉ geral a grita contra a carteirada que o comandante do Exército, general Francisco de Albuquerque, deu em Viracopos, forçando o retorno da aeronave - que já se preparava para decolar - e a descida de dois passageiros, para que ele e a esposa viajassem para Brasília.
A história está muito mal contada, e é absurda sob qualquer ponto de vista. Mas não é só a atitude do general que é absurda. O DAC acatar a ordem para fazer voltar a aeronave, o comandante da aeronave idem, os dois passageiros cederem seus lugares, os quinze passageiros que não embarcaram não protestarem (embora tivessem comprado passagens, pois houve overbooking), este é o verdadeiro absurdo.
A ele soma-se o da imprensa, que em nenhum momento questionou a ética de uma empresa (a TAM), que vende passagens além da capacidade de suas aeronaves.
Tudo resume o triste quadro do país em que vivemos, onde em geral ninguém faz valer seus direitos e abaixa a cabeça para os poderosos de plantão.
Por conta disso, publico essa frase para reflexão, escrita por um letrista e poeta que, quando achou que havia chegado sua hora, ligou o gás, enfiou a cabeça no forno e aspirou até morrer - Torquato Neto:
''Leve um homem e um boi ao matadouro. O que berrar mais na hora do perigo é o homem, nem que seja o boi''

6 comentários:

  1. Anônimo7.3.06

    Melo, brasileiro só gosta de discutir futebol o resto ñ interessa. O general fez o que todo mundo que tivesse o poder dele ia fazer, manda parar o avião ps tava com a passagem paga e com a mulher, a tam é que pucha o saco pq ta com medo da gol. fui

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7.3.06

    O general estava com a esposa e de fato mandou alguém para fazer o check-in com uma hora e tanto antes. Foi feito o check-in e ele chegou 15 minutos antes do horário de embarque. Para quem já tem o check-in, é absolutamente normal. Mas o overbooking fez com que o avião lotado saísse, ainda que alguns passageiros daquele vôo não tivessem ainda entrado. E quando o general chegou e se apresentou com o check-in, eles mandaram que o avião retornasse. Não houve exigência do general. O general é um democrata e um grande comandante do Exército brasileiro.

    Vice-presidente e Ministro da Defesa José de Alencar O Globo

    ResponderExcluir
  3. EXÉRCITO BRASILEIRO
    ONTEM, HOJE E SEMPRE! OS MESMOS VALORES, PRINCÍPIOS E IDEAIS.

    É o que se lê ao final da nota que esclarece a carteirada do general milico.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo8.3.06

    Esse general deveria "pagar" uns 500 pulinhos de galo.

    ResponderExcluir
  5. Felizmente hoje, dia 8 de março, os jornais informam que o general e sua esposa foram recebidos debaixo de uma tremenda vaia no avião.
    Valeu a frase de Torquato, os homens berraram.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo9.3.06

    Caro Mello, e hoje o ex-ministro da Educação (também conhecido como ministro das linhas-de-montagem universitárias), Paulo Renato de Souza, que é tenente da reserva, também deu uma inocente carteirada num aeroporto. Tá no blog do Noblat. Mas, segundo o compreensivo blogueiro, o ex-ministro tucano apenas brincou quando disse que era tenente reformado. E que a sua brincadeira colou. Aqui na minha terra, diríamos que Paulo Renato jogou verde pra colher maduro.

    hehehe

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.