BRASIL, PAÍS DOS 'INDIGNADOS ÚTEIS', MASSA DE MANOBRA DE MÍDIA E POLÍTICOS INDIGNOS E INÚTEIS

Clique na imagem


Um blog antigo não é um blog antiquado, quando postagens feitas há mais de nove anos, ainda são atuais. Como esta, de 18 de julho de 2006, que trata dos "indignados úteis", expressão que lancei aqui no Blog do Mello:

O país dos 'indignados úteis'


"Lula e o mensalão, os males do Brasil são"
- Mantra dos Indignados úteis

Quando criei a expressão nunca imaginei que pessoas tão inteligentes, espertas, cultas e interessantes um dia parariam aqui neste blog. Mas, foi só eu fazer a postagem aqui abaixo sobre o divertido blog do Reinaldo Azevedo, para elas aparecerem. Como borboletas monarcas, chegaram aqui em panapaná. Sem cerimônia invadiram a área de comentários, mas, especialmente, entupiram minha modesta caixa postal com suas mensagens raivosas.

Muitos indignados por serem chamados de "indignados úteis" - embora a designação não atinja a todos. O "indignado útil" não é um indignado qualquer. Nem é - como eles parecem crer - todo aquele que critica o presidente e quer vê-lo longe do Palácio do Planalto, porque acha que Alckmin (ou outro candidato qualquer) será melhor para o país.

O "indignado útil" é uma categoria especial dentro da classe dos indignados. Guarda parentesco com o "inocente útil", usado como massa de manobra. Dois aspectos os diferenciam: primeiro, o "indignado útil" não tem nada de inocente; segundo, o "inocente útil" achava que agia para o bem do Brasil, já o "indignado útil" quer que o Brasil se dane, o que ele deseja é ferrar Lula e o PT - ou, no dizer honesto de seu porta-voz, "ver-se livre dessa raça pelos próximos 30 anos".

Se ainda não está claro, dou um exemplo de "indignado útil": Diogo Mainardi. Basta ler sua última coluna, onde ele declara que vai tapar o nariz e votar em Alckmin, mesmo achando que "Geraldo Alckmin é um mau candidato, tem um mau partido e, se eleito, será um mau presidente". O país que se dane, desde que Lula e o PT saiam do poder. Eis o "indignado útil".
O mesmo não ocorre hoje com Dilma? Querem que o Brasil se dane, desde que Dilma e o PT saiam do poder.

Madame Flaubert, de Antonio Mello

SELIC SOBE 3 PONTOS, DESDE LEVY MÃOS DE TESOURA. BLOG ENTREVISTA RENTISTA

Taxa Selic saltou de 11,25%, um dia após a reeleição da presidenta Dilma, para 14,25%, valor de ontem DL (Depois de Levy).

O Blog do Mello, num esforço de reportagem, encontrou um rentista disposto a comentar o aumento de 3 pontos percentuais:

BdoM: - Como rentista, que vê seus ganhos crescerem a cada aumento da Selic, como o senhor explica mais esse aumento?
Rentista - É uma retribuição pelo esforço que fazemos para baixar a inflação. Não produzimos, mandamos trabalhadores pra rua, aumentamos juros de empréstimos a pessoas físicas e jurídicas. Com isso, desaquecemos a economia e ajudamos a controlar a inflação. Temos que ser bem remunerados por esse esforço que fazemos em prol do Brasil. Na próxima reunião, aumenta mais...


Madame Flaubert, de Antonio Mello

MARCO ZERO: AGRESSÕES A LIDERANÇAS PETISTAS DEIXAM DE SER VERBAIS E PASSAM A SER FÍSICAS


Enquanto o sonolento e entediado ministro da Justiça José Eduardo Cardozzzzo defende um republicanismo que entrega a cabeça da presidenta Dilma às Salomés da oposição, a vida real mostra que as agressões ao governo e em especial a líderes petistas marcha do virtual para o real em ritmo acelerado.

Outro dia postei aqui DAS BENGALADAS EM JOSÉ DIRCEU AOS ATAQUES (POR ENQUANTO APENAS VERBAIS) A PETISTAS. O QUE VEM POR AÍ? . Ali, escrevi:

Em 2005, o criador do factóide do mensalão, àquela altura ainda deputado Roberto Jefferson, disse que José Dirceu despertava nele "instintos primitivos". Por conta desses tais instintos, ele atacou o petista e deu o show que a mídia queria, acusando-o de líder de um esquema de propinas.
Embora, confessadamente, tenha recebido R$ 4 milhões, sem dizer o que fizera com o dinheiro, Jefferson virou o herói da mídia, por atacar o PT e especialmente José Dirceu.
A pressão era tanta que acabou levando um senhor de 67 anos a atacar o líder petista a bengaladas em plena Câmara.
Agora, o mesmo atrevimento se espalha pelo país, com agressões verbais ao ex-ministro Mantega, ao prefeito Haddad, ao ex-ministro Padilha...
Sem contar pilantras, como o líder do Revoltados Online, que usa suas agressões ao PT para vender camisetas e faturar algum dinheiro dos incautos.
(...)
Tivemos até o caso de um agente da polícia federal que usou uma silhueta de Dilma como alvo para treinamento de tiro, expôs a cafajestada nas redes sociais e foi punido com... quatro dias de suspensão.
A pergunta que me faço é a seguinte: estão esperando o assassinato de um petista, até mesmo da presidenta, para tomar alguma providência? 

Bom, agora os inimigos da democracia e do PT partiram para a primeira agressão física a uma liderança petista. O presidente do PT no Rio de Janeiro e prefeito de Maricá Washington Quaquá foi agredido covardemente pelas costas, enquanto dava entrevista a uma emissora de TV (veja o vídeo).

O que pode vir por aí, ministro Cardozzzzzo, enquanto V.Exa. defende um republicanismo de algibeira para livrar a própria imagem diante da mídia que açoita o governo que lhe acolhe?





Madame Flaubert, de Antonio Mello

POR QUE OS BABACAS GOSTAM DE ANDAR EM BANDO

Dizem que uma andorinha só não faz verão.

Se você perguntar a um babaca o que ele pensa disso, ele vai responder com uma babaquice qualquer, porque, afinal, é um babaca, e, como a rosa, um babaca é um babaca um babaca um babaca... Mas no fundo ele concorda, porque os babacas gostam de andar em bando.

Um babaca solitário é como Futebol sem bola, Piu-piu sem Frajola, Amor sem beijinho, Bochecha sem Claudinho, Veja sem Globo.

O que seria da Veja sem a Globo? A Veja calunia na sexta. A Globo amplifica no sábado.

Assim agem os babacas, complementarmente.

Recentemente, o escritor italiano Umberto Eco, ao receber o título de doutor honoris causa em comunicação e cultura na Universidade de Turim (Itália), disse em seu discurso que há tempos “[os imbecis] eram imediatamente calados, mas agora eles têm o mesmo direito à palavra que um Prêmio Nobel” e que “o drama da internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade.”

Em 1968, nosso genial dramaturgo e cronista Nelson Rodrigues antecipou Eco:

De repente, os idiotas descobriram que são em maior número. Sempre foram em maior número e não percebiam o óbvio ululante. E mais descobriram: — a vergonhosa inferioridade numérica dos “melhores”. Para um “gênio”, 800 mil, 1 milhão, 2 milhões, 3 milhões de cretinos. E, certo dia, um idiota resolveu testar o poder numérico: — trepou num caixote e fez um discurso. Logo se improvisou uma multidão. O orador teve a solidariedade fulminante dos outros idiotas. A multidão crescia como num pesadelo. Em quinze minutos, mugia, ali, uma massa de meio milhão. 
Se o orador fosse Cristo, ou Buda, ou Maomé, não teria a audiência de um vira-lata, de um gato vadio. Teríamos de ser cada um de nós um pequeno Cristo, um pequeno Buda, um pequeno Maomé. Outrora, os imbecis faziam plateia para os “superiores”. Hoje, não. Hoje, só há plateia para o idiota. É preciso ser idiota indubitável para se ter emprego, salários, atuação, influência, amantes, carros, joias etc. etc.

E o que são um idiota e um imbecil em silêncio, tímidos, recatados? Apenas um idiota e um imbecil.

Mas o imbecil expansivo e o idiota comunicativo transformam-se em babacas, que saem em bandos azucrinando os ambientes com suas afirmações patéticas, idiotas e imbecis:

  • - Lula (ou o filho de Lula) é dono da Friboi
  • - Vejam a mansão de Lula
  • - Lula na lista da Forbes dos mais ricos do mundo
  • - Foro de São Paulo quer transformar o Brasil em um país comunista
  • - Médicos cubanos estão aqui para implantar a ditadura comunista no Brasil

Agora, sobem no caixote da Internet, usam as redes sociais para atacar aqueles que julgam seus principais inimigos, o PT e o governo.

Um ou outro começa a agir no mundo real, atacando ministros e personalidades petistas ou do governo, por enquanto apenas com palavras, sempre cercado por outros babacas (eles andam em bandos) que fotografam ou filmam o momento culminante da patética criatura.

Mas, isso é apenas por enquanto... Eles estão se aproximando perigosamente de ações mais violentas - próximo e inevitável caminho dos babacas, anunciado, por exemplo, na agressão a homossexuais e nos linchamentos de menores infratores disseminados pelo Brasil.

Os babacas estão apenas à espera de um sinal. E, como são babacas, tudo pode ser um sinal. Até o 'silêncio republicano' do governo Dilma.



Madame Flaubert, de Antonio Mello

BRASIL, 'APESAR DA CRISE', É O BRASIL QUE DÁ CERTO, APESAR DA MÍDIA

Sensacional compilação de imagens de manchetes da mídia porcorativa, que recolhi do Facebook de Iris Cavalcante.

A imagem é autoexplicativa. Clique para ampliar. Apesar da crise...




Madame Flaubert, de Antonio Mello

A BATALHA DA COMUNICAÇÃO É A MÃE DE TODAS AS BATALHAS

Em dezembro de 2012, publiquei aqui uma postagem Você assinaria um jornal diário de esquerda, que fosse um contraponto aos grandes grupos, ou acha que impresso já era?

Destaco a seguir o trecho final dela, que continua atual:

(...) nada adianta fazermos o saneamento básico, levar educação e saúde de qualidade, diminuir desigualdades, combater a miséria, se não soubermos também comunicar o que estamos fazendo.
O presidente Lula sozinho conseguia fazer isso em seu governo. Por causa de seu carisma pessoal, de sua história de vida. Por causa das inúmeras campanhas majoritárias que disputou antes de vencer em 2002.

Lula talvez conheça o Brasil como ninguém ("nunca dantes"). Talvez tenha ido a mais municípios brasileiros que qualquer outro cidadão. A ponto de o povo mais humilde se identificar com ele e ver na sua luta e luta de cada um deles.

Além do mais, Lula foi um sindicalista, um líder metalúrgico. Tem liderança reconhecida na classe trabalhadora organizada.

A presidenta Dilma não tem essas características.

Por isso, o outro grande movimento da oposição é afastar os dois e fazer o povo esquecer que Lula é Dilma e Dilma é Lula. Se na mente das pessoas eles estiverem separados, nem Lula conseguirá uni-los novamente.

Enquanto pudermos continuar crescendo, gerando empregos e desenvolvimento social, eles terão dificuldades. Mas, tudo isso tem um gargalo. E há ainda a crise mundial, que, longe de ter passado, volta a se agravar.

Por isso a comunicação tem que ganhar a importância que parece ainda não ter nesse governo. Porque a comunicação democrática, o livre fluxo da informação, é um direito humano tão importante quanto o acesso à educação e à saúde.

Porque, como eu já escrevi aqui em O poder dos cartéis midiáticos não permite a informação livre e põe em risco a democracia no Brasil:



A implantação urgentíssima do PNBL e a consequente Ley de Medios são lutas que podem impedir que o país retroceda e acabe, por blablablás lacerdistas, nas mãos de quem vai entregar a Petrobras e nossas riquezas, na próxima oportunidade.



Madame Flaubert, de Antonio Mello

PREFEITO DE MARICÁ AFIRMA QUE VAI CASSAR CONCESSÃO DAS EMPRESAS PRIVADAS DE TRANSPORTE PÚBLICO NO MUNICÍPIO

Em entrevista publicada na Rede Record, o prefeito de Maricá e presidente do PT-RJ Washington Quaquá afirmou que vai "cassar a concessão das empresas privadas e vamos operar exclusivamente com ônibus públicos e gratuitos em Maricá".

A declaração do prefeito foi feita durante uma blitz realizada no município, que constatou as péssimas condições dos ônibus das empresas privadas de Maricá. Pneus carecas, bancos e elevadores para transporte de deficientes quebrados. Problemas até de documentação.

Desde dezembro de 2014, o transporte por ônibus em Maricá é feito por duas empresas concessionárias e os Vermelhinhos - ônibus gratuitos e que funcionam as 24 horas - geridos pela prefeitura.

As concessionárias entraram na Justiça a fim de acabar com o transporte gratuito dos Vermelhinhos e conseguiram uma liminar de um desembargador.

O prefeito disse que aceita a decisão, mas vai contestá-la na Justiça, quando pretende fazer com que os Vermelhinhos continuem a prestar serviço à população de Maricá.

Diante do quadro que viu durante a vistoria, do péssimo estado dos ônibus que refletem num serviço também descolado das necessidades da população (às 23 horas os ônibus das empresas privadas param de circular, deixando trabalhadores sem condução), Washington Quaquá pretende que o transporte de passageiros seja feito exclusivamente pelos Vermelhinhos, como hoje, gratuitamente e durante as 24 horas do dia.

Veja a reportagem da Record com a declaração do prefeito:




Madame Flaubert, de Antonio Mello

CORTÁZAR ENSINA NOSSA POLÍCIA FEDERAL A NÃO CONFUNDIR VACA COM VACCARI

PF, isto é uma Vaca
PF, este é Vaccari


Cópia de trecho de relatório da Polícia Federal com suas deduções persecutórias [grifo meu]:

No relatório de 31 páginas da Polícia Federal chamou a atenção dos investigadores a utilização da palavra “feira” em vários tópicos, e que posteriormente aparece relacionada a João Vaccari Neto. “Presume-se que esteja diretamente relacionada a distribuição de valores para pagamentos de contas estranhas a operação normal das atividades econômicas do grupo Odebrecht, tal assertiva se baseia em anotações datadas de 09/01/2013, onde Marcelo utilizava tal palavra [feira] vinculando-a ao número 40 e a Vaca (alusão a Vaccari)”, assinala a Polícia Federal.
O blog que apresenta documentos da defesa de Vaccari (https://verdadesobrevaccari.wordpress.com/) esclareceu:

a “vaca” que aparece nas anotações do celular é na verdade um animal, comprado numa feira agropecuária por R$ 2,2 milhões. [Fonte: Viomundo]

O Agente 86 autor do relatório é o delegado PF Wiligton Gabriel Pereira.

No intuito de colaborar com o desenvolvimento intelecto-dedutivo não só do delegado Wiligton mas de nossa PF, o Blog do Mello reproduz o conto 'Geografias', de Julio Cortázar, uma boa aula de nem tudo é o que parece ser:
 
Demonstrando que as formigas são as verdadeiras rainhas da criação (o leitor pode tomá-lo como uma hipótese ou fantasia: de qualquer maneira lhe fará bem um pouco de antropofuguismo), eis aqui uma página de sua geografia:

(P.84 do livro; assinalam-se entre parênteses os possíveis equivalentes de determinadas expressões, segundo a clássica interpretação de Gaston Loeb.)

"... mares paralelos (rios?). A água infinita (um mar?) cresce em certos momentos como uma hera-hera-hera (idéia de uma parede muito alta, que expressaria a maré?) Se a gente vai-vai-vai-vai (noção análoga aplicada à distância) chega à Grande Sombra Verde (um campo semeado, um mato, um bosque?) onde o Grande Deus eleva o celeiro para suas Melhores Operárias. Nesta região abundam os Imensos Seres Horríveis (homens?) que destroem nossos caminhos. Do outro lado da Grande Sombra Verde começa o Céu Duro (uma montanha?). E tudo isso é nosso, mas com ameaças".

Essa geografia foi objeto de uma outra interpretação (Dick Fry e Niels Peterson Jr.). O trecho corresponderia topograficamente a um pequeno jardim da Rua Laprida, 628, Buenos Aires. Os mares paralelos são dois pequenos canais de esgoto; a água infinita, um banho para patos; a Grande Sombra Verde, um canteiro de alface. Os Imensos Seres Horríveis insinuariam patos ou galinhas, embora não se deva descartar a possibilidade de que realmente se trate de homens. A respeito do Céu Duro desenvolve-se uma polêmica que não acabará tão cedo. A opinião de Fry e Peterson, que veem nele uma parede de tijolos, opõe-se a de Guillermo Sofovich, que presume um bidê abandonado entre as alfaces.


Madame Flaubert, de Antonio Mello

PEZÃO ATIRA NO PRÓPRIO PEZÃO AO CHAMAR SERRA PARA ENSINAR ADMINISTRAÇÃO A SEUS SECRETÁRIOS



O governador do Rio Pezão não foge a seu estilo de acender uma vela pra deus e outra pro diabo.

Na campanha a governador foi assim. Tinha banner com Dilma. Tinha banner com Aécio.
Agora, com sérios problemas em seu  governo, que ainda não disse ao que veio, ele resolveu importar o senador José Serra para dar uma palestra a seus secretários sobre administração pública.
U-au!

Mas, o que Serra entende disso?

Quando ministro do Planejamento de FHC encheu o saco defendendo a venda da Vale, segundo afirmou o próprio Fernando Henrique.

Mais adiante, já como ministro da Saúde do mesmo FHC, Serra esteve à frente do escândalo das Sanguessugas, as ambulâncias superfaturadas.

Como governador de São Paulo, deu um preju de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos, com a máfia dos trens.

Ou será que Pezão escolheu Serra por ter apresentado projeto de lei que abre o pré-sal para petroleiras estrangeiras?

Será que Pezão apoia o projeto de Serra, que retira dinheiro do Brasil para o estrangeiro? Pezão não sabe que o estado que dirige recebe a maior parte dos royalties do petróleo?

Isso é um verdadeiro tiro no Pezão.