'Este vírus é um pedagogo que está nos dando várias lições. O problema é saber se vamos ouvi-las e vamos aprender com elas', Boaventura de Sousa Santos



Uma entrevista imperdível com o sociólogo Boaventura de Sousa Santos, que fala sobre seu novo ensaio, "A Pedagogia Cruel do Vírus", à BBC Mundo, em espanhol e traduzida aqui.

A retórica agressiva tem sido usada em várias esferas e esse vírus foi descrito como um inimigo. Você se refere a ele como um pedagogo cruel. Qual é a pedagogia deste vírus?
Este vírus é um pedagogo no sentido de que está nos dando várias lições. O problema é saber se vamos ouvi-las e vamos aprender com elas.
É cruel porque a única maneira que o vírus tem para nos ensinar é matando, matando inocentes, e o faz por milhares e milhares.

O que está tentando nos ensinar?
O vírus é um pedagogo que está nos ensinando que a Mãe Terra não está satisfeita com o modelo de desenvolvimento que temos. Somos uma parte muito pequena e minúscula da vida no planeta.
Representamos apenas 0,01% da vida no planeta, mas, apesar disso, estamos nos preparando para destruir o resto da vida.
Então a natureza se defende e está nos dizendo "assim não, se continuarem assim haverá mais pandemias".
Estamos destruindo florestas, poluindo a água, minerando a céu aberto, expulsando indígenas, camponeses ... para uma exploração dos recursos naturais sem limites ... com um tremendo aquecimento global ...
E tudo isso está desestabilizando os habitats de animais selvagens, e é por isso que teremos mais pandemias.

Outra coisa que esse vírus está fazendo é nos fazer pensar mais sobre a capacidade do estado. Existe outra lição aí?
Nos últimos 40 anos, fomos informados de que o Estado é ineficiente, corrupto e que as coisas boas são os mercados, que o mercado é o melhor regulador da vida social.
Mas uma pandemia chega e ninguém pergunta sobre os mercados. Ninguém pede ao mercado para salvá-los, para protegê-los, eles pedem ao Estado.
Essa é uma lição muito forte e, se realmente vamos aprender, temos que reinvestir em educação, saúde, transporte e infraestrutura que não temos.
Em muitos países, a saúde foi privatizada; nos Estados Unidos, por exemplo, nem sequer existe um sistema de saúde pública. Parece-me que este é um ensinamento muito forte.
Outra lição é que me parece que houve governos, alguns da direita ou da extrema direita, que se mostraram muito incompetentes para proteger a vida das pessoas. Falo da Inglaterra, Estados Unidos, Brasil, Índia e outros países.
São países cujos governos criaram uma equação fatal entre a economia e a vida, e disseram que a economia é mais importante que a vida, e é por isso que resistiram à ordem de confinamento, negligenciaram a severidade da pandemia e ficaram para trás. E esse atraso resultou em milhares de mortes.
O caso da Inglaterra é paradigmático. Boris Johnson queria privatizar o Serviço Nacional de Saúde e, em seguida, foi o Serviço Nacional de Saúde que o salvou. Esse é outro ensinamento: a vida é mais importante que a economia.
Outra lição muito importante que o vírus também nos mostrou é que, ao contrário do que muitos pensam, não é democrático.
É caótico, é claro. É verdade que infecta pessoas de todas as classes, mas quem mata? Mata aqueles que já são vulneráveis, os pobres, aqueles sem acesso à saúde.
Nesse sentido, como diria (Eduardo) Galeano, o vírus mostra "as veias abertas" do mundo.

Você diz que, como modelo social, o capitalismo não tem futuro. Que cenários essa pandemia nos deixa em cima da mesa? Quais são as alternativas?
A alternativa é realmente começar com uma transição que será longa, você não pode mudar a sociedade da noite para o dia, seria uma ruptura, uma revolução, não estamos em tempos de revoluções muito radicais.
A primeira é a matriz energética, que teria que ser alterada rapidamente, ou seja, ir para energias renováveis.
Segundo, as estratégias de consumo precisam ser alteradas, principalmente a dieta.
Não faz sentido que os países tenham que importar alimentos quando puderem produzi-los dentro de suas fronteiras. Chamamos isso de soberania alimentar e é fundamental porque, se houver uma crise, uma pandemia e um país depender da agricultura de outro país, isso pode significar fome e isso já aconteceu.
Já aconteceu agora, por exemplo - um caso que eu conheço bem - entre Moçambique e a África do Sul. Moçambique depende de produtos agrícolas da África do Sul e quando a fronteira foi fechada, uma crise foi criada.
E temos que começar com uma lógica do bem comum. Existem produtos que são um bem comum e nunca devem ser privatizados. A água, por exemplo, é um bem comum que não deve ser privatizado.
Vimos isso nesta pandemia de crueldade brutal. Por um lado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que as pessoas devem lavar as mãos, por outro, as pessoas ficaram sem emprego e não podiam pagar as contas, então as empresas cortaram a água.
Em alguns países, na América Central, por exemplo, os governos tiveram que suspender os cortes de água por falta de pagamento.

A globalização está em questão? Haverá uma mudança de paradigma?
Acho que não é uma mudança radical, mas muitos países estão realmente pensando que a parte industrial deve ser repensada, para que bens essenciais estejam disponíveis no país e não dependam, como vimos, da China.
Não faz sentido que o país mais poderoso do mundo, os Estados Unidos, não produza luvas, máscaras, ventiladores ... coisas essenciais. Temos que realocar alguma indústria de bens essenciais.

A pandemia impôs mudanças drásticas em nossas vidas. Em alguns países, foram decretadas quarentenas severas. As ruas estavam vazias. Você acha que as sociedades estão preparadas para viver de maneira diferente, para uma alternativa a essa vida de consumo constante?
Eles não estão prontos, mas o importante é saber que somos capazes. Podemos não ir ao supermercado a qualquer hora ou passar o fim de semana no shopping. Somos capazes, mas porque fomos forçados.
O importante é que existe a possibilidade, que existe uma alternativa para que as pessoas possam cuidar de seus filhos, ficar mais em casa, consumir menos ... mas porque as pessoas foram cruelmente forçadas.
Agora, acho que devemos ver uma pedagogia nisso, porque esse modelo de desenvolvimento e consumo que temos nos trará outras pandemias.
Vamos entrar em um período que chamo de pandemia intermitente, ou seja, saímos para a rua, vamos para os bares, por alguns meses; então chega o inverno, as coisas pioram ... porque não sabemos quando vamos ter uma vacina e também porque obviamente outros vírus podem surgir, talvez mais mortais.
É realmente através da ação política e educacional que as pessoas devem se preparar de outra maneira.
Nossos produtos são feitos para durar um curto período de tempo. Um relógio pode durar a vida inteira, mas as pessoas trocam de relógio com base na cor de suas roupas. Isso, que chamamos de obsolescência do produto, eles estão programados para durar muito pouco e gastar mais recursos naturais.

Você mencionou anteriormente a recomendação da OMS sobre lavagem das mãos. Algo que vimos e que você aponta em seu ensaio é que instituições globais, como a OMS, fizeram recomendações que apenas uma pequena parte da população poderia realmente seguir. Você acha que essas instituições de governança global estão distantes das sociedades?
Estão, porque são instituições que realmente não refletem a realidade, porque são especializadas.
A OMS não é sobre desigualdade, é outro departamento da ONU e é por isso que faz as recomendações, mas não se preocupa se as pessoas têm a possibilidade de lavar as mãos.
Sabemos que 30% da população mundial tem falta de água e água potável ainda mais e que até 2050 metade da população não terá água potável. Muitas pessoas, a pouca água que têm, é para beber e cozinhar, não para lavar as mãos.
Por outro lado, a distância física e sanitária ... como? Se você mora em favelas, onde você tem 10 ou 15 pessoas dividindo o mesmo espaço?
Como podem teletrabalhar os uberizados que entregam sua comida? Posso me proteger através do teletrabalho, mas alguém vai me trazer a comida e essa pessoa não está protegida.
Isso não pode continuar nesse caminho de vulnerabilidade.

E qual você acha que é o papel dos intelectuais nesse cenário de crise e no cenário pós-crise?
Os intelectuais precisam acompanhar muito as aspirações das pessoas e trabalhar não apenas no ambiente universitário, mas nas comunidades.
Eu trabalho muito nos bairros da Colômbia, México, Argentina, Brasil, etc., com pessoas, para aprender com elas. Não podemos seguir teorias de vanguarda dizendo que vamos mudar tudo de um dia para o outro, porque isso não me parece possível.
Acho que temos que ir devagar e teremos que ser pedagogos dessa alternativa.
Aprendo mais com os povos indígenas do que com os outros. Em termos ecológicos, aqueles que me ensinaram o que eram os indígenas e os camponeses. São eles que sabem cuidar da Mãe Terra e ser porta-voz.
Penso que os intelectuais devem ser porta-vozes das muitas vozes silenciadas no mundo e que são vozes para o futuro, não para o passado.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.