Jesus morreu, Marx morreu, Freud morreu, o Papa também, e Frei Betto virou à direita

No início do ano, no Fórum Social em Porto Alegre, frei Betto, para delírio da platéia, declarou que: "Falar mal do governo é fazer o jogo da direita".
No entanto, hoje, em artigo no Globo, o frei desceu a ripa no Copom (Comitê da Política Monetária), criticou os formuladores da política econômica que "estrangulam o crédito, punem os pequenos e médios empresários, enxugam bilhões de reais do mercado e engordam o superávit primário".
O problema, segundo ele, é que nenhum dos membros do Copom teve "experiência de sobreviver do salário-mínimo ou participar do movimento popular". E especula, ao final do artigo, que talvez as coisas melhorassem "se a equipe econômica trabalhasse do lado de uma favela. Pelo menos seus diretores veriam a paisagem real da maioria da galera brasileira".
Mas, frei, e o Lula? Será que ele não sabe o que é sobreviver com salário-mínimo ou participar de movimento popular? Ou será que a imagem do Lula é a que o frei coloca no mesmo artigo, quando adiante diz que "o Brasil é um veículo cujo motorista acelera nas reformas sociais, enquanto a equipe econômica mantém o freio de mão puxado"?
Se o Brasil é um veículo, Lula é o motorista e a equipe econômica puxa o freio de mão, quem é o dono do carro? Quem manda no veículo, frei Betto?...
Não sei não, mas acho que para o frei Betto do Fórum o frei Betto do artigo está fazendo o jogo da direita.