Garotinho: 1, 2, 3...

1. Em decisão unânime, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE) manteve a sentença da juíza Denise Apollinária, que afastou da prefeitura de Campos o prefeito eleito, Carlos Campista (PDT), e seu vice, Toninho Vianna, e os tornou inelegíveis durante três anos.
No início do próximo mês, o TRE julga outra sentença da juíza, em que ela torna inelegível o casal Garotinho, também por três anos, pelos mesmos motivos e na mesma eleição julgada ontem.
2. Ontem também, o STF derrubou a liminar que garantia os mandatos do senador João Capiberibe (PSB-AP) e de sua mulher, a deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), e ratificou a cassação do casal. Acusados de compra de votos, estão obrigados a deixar suas cadeiras no Congresso.
3. Se o mesmo vier a acontecer ao casal Garotinho, o ex-governador, que pretende ser o candidato do PMDB nas eleições presidenciais do ano que vem, vai ter de rever seus planos. Se o TRE do Rio mantiver a sentença da juíza e esta decisão for ratificada pelo TSE e pelo STF, Garotinho só poderá concorrer nas próximas eleições municipais, quando talvez volte às raízes e concorra a um terceiro mandato à prefeitura de Campos dos Goitacazes.