sábado, 26 de novembro de 2005

Aonde pode nos levar José Dirceu

Há pouco tempo, o coronel Mário Pantoja, comandante da tropa da PM que praticou aquilo que ficou conhecido como "massacre de Eldorado dos Carajás" foi libertado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), sob a alegação de que ainda não se haviam esgotado todas as suas possibilidades de defesa.
Se isso fosse aplicado à totalidade de presos do país, provavelmente 99% deles estariam nas ruas.
A última instância do Judiciário no Brasil é só para quem tem dinheiro para bons advogados ou tempo para esperar 20, 30 anos até que as ações cheguem lá em cima.
Agora assistimos à luta do ex-ministro e deputado José Dirceu (PT-SP) pela salvação de seu mandato. Segundos os jornais, deputados - de oposição, é bom que se diga - estão preocupados porque, por conta das idas dos advogados de Dirceu ao STF, ele poderá não ser cassado, pois pode se esgotar o prazo que o Conselho de Ética da Câmara tem para julgá-lo.
Ocorre que o julgamento do Conselho de Ética é político. E assim sempre foi tratado. Esticando a corda de seu julgamento, o deputado José Dirceu pode estar criando uma "jurisprudência" para a vida política brasileira. Seguindo seu raciocínio, todos os atos, não apenas dos deputados, mas inclusive aqueles dos executivos municipais, estaduais e atos do governo federal, têm que, antes, passar pelo crivo do STF para que sejam colocados em prática.
Aliás, até para dar coerência a seu raciocínio, o deputado deveria responder à seguinte pergunta:
- O que pensa do impeachment do ex-presidente Collor, que mais adiante foi absolvido pelo Supremo? O que acha de o ex-presidente ter seus direitos políticos cassados por oito anos, embora tenha renunciado antes do julgamento pelo Plenário - o que, pela lei, o livraria de tal pena? Afinal, o deputado foi um dos homens da linha de frente que levaram ao impeachment de Collor.

3 comentários:

  1. Anônimo26.11.05

    Gostaria de saber quem paga a conta dos advogados do deputado José Dirceu. Espero que não esteja sendo eu ou nós.

    ResponderExcluir
  2. Melo,
    Perfeito sua análise do caso Dirceu, este senhor sem escrúpulos, sem ideologia, utiliza sua mabeabilidade moral e artifícios jurídicos de toda natureza para sair impune. Este é mais um péssimo exemplo que este governo está dando as novas gerações.

    ResponderExcluir
  3. Mello,
    Gostei muito do seu pos sobre Dirceu coloquei um link no meu blog indicando seu blog. Abração!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.