O Brasil pára por José Dirceu?

Uma olhada pelos blogs políticos mais conhecidos a esta hora (18h) mostra que todos estão ligados no julgamento de deputado José Dirceu, que deverá ocorrer daqui a pouco, a partir das 19h.
Dirceu teve sua importância, é fato, quando da campanha de Lula e enquanto foi ministro. Mas, hoje, qual a importância dele? Em que o Brasil amanhecerá diferente caso ele venha a ser cassado (o que é praticamente certo que ocorrerá) ou não?
Dizer que não se pode atropelar o estado de direito não vale. Ele foi atropelado no caso Collor, que teve os direitos políticos cassados por oito anos, embora haja renunciado antes. E, não se pode esquecer, na linha de frente da condenação de Collor estava o deputado José Dirceu. Que agia politicamente.
Cassado José Dirceu será, mais dia, menos dia. Vende para o país (e de tanto repeti-lo já há quem acredite em suas palavras) que é inocente. Mas inocente certamente ele não é. Pode ser que não haja provas contra ele - o que é coisa bem diferente - , mas será que passa pela cabeça de alguém que todo esse esquema desvendado (e provado) de "dinheiro não contabilizado" (no dizer de "nosso Delúbio") foi bolado pelo ex-tesoureiro, sem a participação daquele que sempre foi considerado (e isto ele nunca negou) o homem forte do governo? Aquele que sempre se disse que governava, enquanto Lula viajava e discursava?
Fico pensando se a dona Maria lá de Marajó, ou o seu Jesuíno, na fronteira do Rio Grande do Sul, sabem de quem se trata.
Dirceu, como já disse em outra postagem, é um balão apagado. O máximo que pode fazer é cair fazendo estragos.