Barata-voa no governo Lula

Mais uma vez voltam as especulações sobre as saídas de Antonio Palocci, do ministério da Fazenda, e de Henrique Meirelles, da presidência do Banco Central.
Segundo o blog do Josias de Souza, Palocci concorreria à Câmara Federal e Henrique Meirelles pensa no governo de Goiás.
Se forem verdadeiras, dão continuidade ao tremendo barata-voa que as últimas pesquisas instalaram no coração do governo. Quem apostava na reeleição de Lula, pensa agora em como sobreviver à possibilidade de que isso não ocorra.
Começou pelo diretório nacional do PT, que divulgou nota criticando a política econômica do governo. Depois, veio a declaração de independência do presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), que antes andava louco para ser o vice na chapa de Lula e agora critica abertamente o governo.
Mas é um engano achar que o governo está morto e que Lula não tem chances de se reeleger. Ainda vai rolar muita água debaixo da ponte. E os políticos sabem disso. O que eles estão procurando é o melhor posicionamento. Cada um faz seu jogo, tenta aumentar seu cacife para conseguir aproveitar a crise do governo da melhor maneira possível.
É bom não esquecermos aquele chavão - que eu nem sei se é verdadeiro, pois não conheço ninguém que fale mandarim - que diz que na China são utilizados dois ideogramas para representar a palavra crise. Um deles significa risco; o outro, oportunidade.
E é atrás dessa oportunidade que os políticos se movimentam.