É a política, idiota!

Segundo matéria de Carlos Marchi em O Estado de S. Paulo, a reeleição de Lula é praticamente inviável. Ele cita o índice de rejeição ao presidente na última pesquisa CNT/Sensus, que foi de 46,7%. Depois mistura no mesmo pirão o índice dos que declaram não confiar em Lula, que foi de 53%, revelado pela pesquisa CNI/Ibope.
Para corroborar seu raciocínio, vale-se do cientista político Antônio Lavareda, que trabalha para os tucanos, e usa do seguinte argumento (cito a matéria):
Uma indagação sobre o nível de confiança do eleitor num homem público não pode, no sentido clássico, ser tomado como uma decisão de votar ou não votar nele, explica o cientista político Antônio Lavareda, da MCI Estratégia. Assim, seria tecnicamente incorreto dizer que Lula tem uma rejeição de voto de 53%. Mas Lavareda entende que, como a confiança é o pressuposto maior do voto, pode-se dizer que esses 53% recusam o voto em Lula.
Traduzindo: isso não se poderia dizer, pois seria tecnicamente incorreto, mas se pode dizer... porque interessa a ele (Lavareda) dizê-lo.