Hospital do Rio 40 graus

Segundo O Globo, por causa de um problema no ar-condicionado central do maior hospital de emergência da América Latina, dez das 14 cirurgias marcadas para ontem foram canceladas. Apenas duas das oito salas do centro cirúrgico estavam ontem em funcionamento. O calor também atingiu as três salas de atendimento emergencial, além da sala de reanimação. Todas estão funcionando precariamente com as janelas abertas e ventiladores. No início do dia, a chefia da emergência do hospital pediu ao Corpo de Bombeiros que não encaminhasse pacientes em estado grave para a unidade.
Levando-se em conta que estamos em pleno verão e a temperatura anda beirando os 40 graus à sombra, dá para imaginar o sofrimento dos pacientes.
O secretário municipal de Saúde, o tucano Ronaldo César Coelho, sabe do problema. Tanto que na semana passada, quando da visita do ministro da Saúde ao local, providenciou o aluguel de quatro aparelhos de ar-condicionado para que Sua Excelência não ficasse exposto ao calor. Por que não fez o mesmo para os pacientes?
Só falta agora pedir que tenham paciência. Que se abanem. Ou que se danem.