Bastidores do que você lê (ou não lê) 2

Manchetes de alguns dos principais jornais do Brasil hoje:

Folha: CPI poupa Lula, diz que mensalão existiu e que caixa 2 do PT é farsa
Estadão: CPI confirma mensalão, acusa 124 e poupa Lula
O Globo: CPI confirma mensalão, indicia 122 e poupa Lula
Correio Braziliense: CPI poupa Lula, mas confirma mensalão
Estado de Minas: CPI preserva Lula

Como se vê, parece que houve uma combinação. Exceto o Estado de Minas, que, mineiramente, preferiu o verbo preservar (mas, no caso, usado no mesmo sentido), todos os outros jornalões usaram o verbo poupar para definir o comportamento do relator em relação ao presidente Lula.

Mas, por que poupar? A única pessoa que citou o nome do presidente na CPI dos Correios foi o ex-deputado Roberto Jefferson. Disse que comunicou a existência do mensalão a Lula, e o presidente (segundo Jefferson) mostrou-se surpreso com a notícia, chegou a chorar e ordenou ao à época ministro Aldo Rebelo que investigasse o caso.

Por que o verbo poupar, que todos sabemos que nesses casos quer dizer “livrou a cara de Lula, embora todos saibamos que ele participou do esquema”?

Acusações contra o presidente, vira e mexe, estão na boca da oposição. Mas por que eles, se têm certeza do que falam, não partiram nem partem para o impeachment de Lula?

A resposta talvez esteja com o ex-presidente FHC, que no Manhattan Connection, do GNT, deste domingo, disse que a rejeição de um pedido de impeachment de Lula ofereceria um atestado de inocência ao presidente.

É por isso que preferem as acusações nas entrelinhas, o subtexto e as frases de duplo sentido. Conseguem a aprovação da mesma platéia, com um sorrisinho no canto a boca, mas não botam na reta, simplesmente porque não têm como provar o que afirmam.

A Folha chegou a inovar: hoje tem duas manchetes, uma no jornal impresso e outra na página principal na internet. Entre uma versão e outra caiu a referência ao PT, que na versão das bancas parece o único partido a ter utilizado a desculpa do caixa 2 de campanha.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

2 comentários:

  1. Anônimo30.3.06

    A mesma imprensa que vive a cobrar ética dos políticos tem este comportamento subalterno.
    Em quem confiar? A verdade é que o país parece desfazer-se a cada dia.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo30.3.06

    O inquérito da PF que investigou o mensalão, e que está em vias de ser remetido ao Procurador-Geral da República, traz relatório que isenta Lula de qualquer imputação. E o Fernando Rodrigues afirmou ontem em seu blog que o Procurador-Geral da República está com uma lista de 73 deputados e senadores não citados que "mamaram" no mensalão. Suassuna está suando frio. A ver.

    Alguém tem dúvida que a imprensa brasileira, a exemplo da oposição, tem o rabo preso. Veja o caso da Globopar, salva da bancarrota pelo governo Lula. E de todo o resto, salvo por FHC com a emenda da internacionalização de 30% do capitas social das empresas de comunicação. Sem falar na Portaria 04/94 do Ministério da Fazenda (FHC), que isentou toda a máfia da desinformação pública do pagamento de CPMF em toda "cadeia" da produção de notícias. Alguém tem dúvida de a imprensa brasileira ama FHC e que não vai nunca cometer o vício da ingratidão? Alguém tem dúvida que o "compromisso" do Império Globo de Crimes com Lula só vai até dezembro de 2006?

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.