Parreira é um gênio ou uma besta? (final)

Este foi o título da última postagem do Blog do Mello na Copa, que reproduzo a seguir:
A essa altura do campeonato, a resposta ficou clara.

Como também ficou claro para todos nós que deixamos de ganhar a Copa mais fácil dos últimos tempos, por absoluta falta de comando: fora e dentro de campo. A falta de um capitão, que peitasse os jogadores, ou de uma liderança como a de Didi, na Copa de 58, que foi buscar a bola no fundo da rede do Brasil e caminhou com ela debaixo do braço até o meio de campo, colocou-a na marca, como quem diz "agora chega, vamos encher esses gringos de gols"...

Mas não adianta chorar o leite derramado... Nem ficar com o pensamento em sombras do passado, como o terrível Felipão, que só abre a boca para falar mal dos times que jogam bonito. O negócio dele é porrada, parar a jogada, nada a ver com futebol.

Já falam em Luxemburgo, parece até que ele já foi sondado...Pqp, como aturar esse outro "professor"? Merecemos isso?

Futebol é muito simples, colocar os melhores em campo (não fizemos isso) e formar uma equipe, preocupada em vencer os jogos e o campeonato, e não em ser recordista de gols na Copa, maior número de participações em finais, maior número de jogos seguidos etc., esta maldita mania de dividir o futebol em números, quantos impedimentos, quantos tiros de meta, quantas faltas, quantos chutes a gol, quando a maravilha do futebol é aquilo que acontece antes de essas coisas acontecerem: o drible desconcertante, o passe genial, a jogada combinada, a tabelinha, o chute cheio de veneno...

Esta é a última postagem deste blog, porque a razão dele ser criado era a participação do Brasil na Copa, do ponto de vista de uma pessoa que gosta de futebol, e, definitivamente, tirando um ou outro lampejo de Zidane, não haverá mais futebol nesta Copa. Por isso, paro por aqui, e agradeço a todos os que leram e comentaram. Aos que além disso, gostam de política, continuo no Blog do Mello, que foi o blog que originou este.

O "professor" Parreira deve ser dispensado, e já deve partir para o comando de mais uma de suas seleções no Oriente - quem sabe o Japão, no lugar do Zico, que já afirmou que encerrou seu ciclo por lá? Mas, caso não arrume um empreguinho numa seleção dessas à sua altura, tenho uma sugestão para ele. Parreira, você lançou um livro chamado "Como formar equipes vencedoras" (que eu comentei aqui neste blog), mas essa não é sua praia. O que você deve fazer é escrever um agora com o seguinte tema: "Como juntar os melhores jogadores do mundo e não conseguir formar uma equipe". Essa é a sua praia.

Fui. Estou no Blog do Mello, onde aguardo a visita de vocês. Grato.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos