O Brasil não é a Índia. Felizmente

Muita gente reclama do governo Lula, diz que é medíocre o crescimento do PIB brasileiro, em comparação, por exemplo, com o da Índia.

Reportagem de Florência Costa em O Globo, neste domingo (página 38, Economia), mostra que felizmente o Brasil não é a Índia. Lá, os pequenos produtores estão endividados além do pescoço. De 1993 para cá, 100 mil deles simplesmente se suicidaram. Nem 10, nem 100, nem mil. 100 mil. Um Maracanã lotado de suicidas.

Segundo a reportagem, "o custo do plantio aumentou dez vezes nos últimos anos, e mais de 42% dos trabalhadores agrícolas vivem abaixo da linha da pobreza (US$ 1 por dia), segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego".

Se houvesse um Bolsa Família por lá, talvez o resultado do PIB indiano não fosse tão espetacular. Nem o número de suicidas e miseráveis.

(Atenção: se você não quer eleger um parlamentar corrupto, clique aqui, e não deixe de ler esta postagem.)

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

6 comentários:

  1. Só que antes disso, provavelmente 80% dos indianos agrícolas viviam abaixo da pobreza. Não se esqueça disso.
    E 100 mil em 1,2 bilhões...

    ResponderExcluir
  2. Tem mais:os miseráveis delá são300 milhões.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo12.9.06

    pra ficar melhor agora os nossos politicos poderiam imitar os politicos japoneses, suicidando-se quando pegos em casos de corrupcao... .o problema e' que nao iria sobrar inguem no PT

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que nao e uma China tambem nao, la escola publica e paga!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12.9.06

    Só que a Índia não para de crescer.
    Exporta cérebros e gera empregos de primeira linha. É só projetar daqui a 10 anos para ver.

    ResponderExcluir
  6. Porque sera que a India exporta cerebros? Meus colegas indianos sabem responder, terminam seus mestrados e doutorados aqui (Inglaerra) e quando chega a hora de voltar para a India, nao sabem o que fazer, entram no aviao de volta para casa desesperados.

    Ja, nos alunos brasileiros, voltamos com a nossa bolsinha de desenvolvimento regional, desenvolvimento tecnologico, recem-doutor ou pos-doutorado, e de olho nos proximos consursos (especialmente sob o governo Lula!) para universidades, Embrapa, Petrobras, Ibama e tantos outros institutos de pesquisa...

    Chega de reclamar do Brasil e comecar a fazer algo pelo Brasil cambada, seja quem for a porra do presidente!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.