segunda-feira, 11 de setembro de 2006

Varre-Sai, Brasil

O Globo deste domingo publicou uma excelente reportagem de Bernardo Mello Franco. Como o novo sistema de O Globo não permite link, sugiro aos assinantes ou aos que compraram o jornal nas bancas que dêem um pulo na página 14 para ler a matéria. Quem não tem essa possibilidade, aqui vai um resumo dela.

O pequeno município de Varre-Sai fica no Noroeste do Estado do Rio, tem pouco mais de 8 mil habitantes e é o município mais pobre do estado. Mas não apenas isso: Varre-Sai é também um microcosmo do Brasil.

É comandado pelo prefeito Antonio Said (PMDB). Nas últimas eleições, o prefeito apoiou Paulo Feijó (PSDB), que prometera uma ambulância ao município. Feijó teve 49% dos votos de Varre-Sai, elegeu-se deputado federal, cumpriu o prometido, e entregou uma UTI móvel ao município. Está sendo acusado pela CPI das Sanguessugas por causa dela. Por isso, não concorre este ano.

Já que o antigo candidato não está na disputa, o prefeito tem um novo: Pudim (PMDB). Said explica o porquê:
Garotinho [ex-governador, marido da atual governadora, ex-candidato a presidente da República, e agora cabo eleitoral de Pudim] ligou para mim e disse: "Vamos fazer o asfalto, mas você me ajuda com o Pudim". Não quero saber se é pudim, se é broa ou se é bolo. Eu quero é a obra.

As obras já começaram: o asfaltamento de sete quilômetros da rodovia RJ-214. Graças a isso, Pudim tem um comitê no município, coordenado pelo filho e (sic) chefe de gabinete do prefeito. Em frente ao comitê funciona o posto de atendimento médico local, batizado de Saúde com Atendimento Integrado e Diversificado (SAID), cujas iniciais em destaque formam, coincidentemente, o sobrenome do prefeito.

Mas o filho não é o único parente de Said na prefeitura. Ao todo são 35 ("Quem não ajudaria a sua família?" - afirma Said). Entre eles, duas irmãs - uma secretária de Saúde; outra, de Educação.

Os telefones da prefeitura estão cortados há meses por falta de pagamento. Said está sendo acusado de apropriação indébita, por não repassar o desconto dos servidores à previdência municipal. Ele reconhece a dívida de mais de R$ 1 milhão.

Em 2004, o Ministério Público Eleitoral pediu a impugnação do mandato de Said. Apresentou 18 testemunhas que confirmaram que ele usou veículos da prefeitura para transportar eleitores, distribuiu gasolina e uniformes de futebol com seu nome. Nada aconteceu, porque a juíza Simone de Freitas Marreiros reconheceu a existência de "indícios veementes" de compra de votos, mas alegou não ter "certeza absoluta" do crime.

(Atenção: se você não quer eleger um parlamentar corrupto, clique aqui, e não deixe de ler esta postagem.)

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

6 comentários:

  1. Anônimo11.9.06

    Infelizmente o PMDB não deixou Garotinho disputar a eleição, porque ele ia tirar muitos votos do Lula, principalemte nos evangélicos.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo11.9.06

    Quer dizer que o Garotinho depois do regime caiu de boca no Pudim? hahaha

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11.9.06

    Infelizmente, esse retrato do brasil pequeno, do brasil do atraso, do brasil minúsculo parece que vai continuar com o Apedeuta por mais quatro anos. A gente não merece isso.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo19.11.06

    anonimo:
    Gostaria de parabenizar a todos os corrúpitos vcs merecem serem eleitos eu só voto em corrupito, político onesto para mim não serve, como o prefeito de varre-sai que rouba e coloca o dinheiro na conta de outro de pois qua do a poeira absixar pega o que roubou e vai comprar fazenda apartamento parabens seu prefeito Antonio Said conte com o meu voto sempre que vc se candidatar vc é perfeito ninguem consegue te derrubar compra até a juiza de natividade com sesenta mil reais que eu sei.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo28.9.07

    Antonio Said.....

    Antonio Said vence as eleições em Varre-Sai porque a oposição é a mais fraca do MUNDO, eu nunca vi tanta gente ruim num lugar só, chega a dar nojo.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo28.9.07

    Varre-Sai ....

    Em Varre-Sai o Antonio Said sempre vence porque a oposição é a pior do MUNDO, eu nunca vi tanta gente ruim junto, chega a dar nojo, eca!!!!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.