Hoje, há uma transcrição da entrevista no site do Observatório, onde há um trecho que destaco, a seguir:
Eugênio Bucci - (...) Nós temos problemas estruturais na comunicação do Brasil. Nós temos a ausência de marcos regulatórios que limitem a concentração de propriedade, que existem nos Estados Unidos e nos principais países europeus. Nós tendemos a correr o risco de ter desequilíbrio nesse setor e de ter, às vezes, um veículo ou uma empresa falando sozinhos. Se formos observar o quadro americano, vemos que existem limitações para que uma mesma empresa, um mesmo grupo econômico, não passe a controlar os principais jornais, emissoras de rádio, a principal emissora de TV aberta numa mesma área geográfica – numa mesma cidade, por exemplo. Essa limitação é muito útil tanto para a diversidade de opinião como para a pluralidade e a livre competição entre as empresas, e não é observada no Brasil. E ela é vigiada em várias das democracias que nós adotamos como referência.
Alberto Dines - E sobretudo nos Estados Unidos que é apontado como o exemplo de um país anti-regulador.
Eugênio Bucci – Nos Estados Unidos essa regulação é forte. É um mecanismo escolhido pelo Senado e existe há quase setenta anos. Ela fiscaliza os parâmetros. [A Federal Communications Commission (FCC)] é uma típica agência de regulação. Nos outros países funciona com outras ferramentas, mas o princípio geral é o mesmo. Então, nós precisamos observar isso porque se esses limites não existem numa sociedade como a brasileira, configura-se muitas vezes, uma situação de monólogo. Um único grupo ou um único veículo assume a condição de falar sozinho e isso desequilibra o jogo da democracia, que pressupõe multiplicidade de vozes, opiniões e assim por diante.
E é exatamente essa concentração de poder pelas Organizações Globo que dificulta a liberdade de informação e expressão e , portanto, se constitui numa ameaça à democracia no país - o que afirmei naquela postagem, e reafirmo agora.
Clique aqui e adicione o Blog do Mello aos seus Favoritos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.