quinta-feira, 3 de maio de 2007

STF e o Estatuto do Desarmamento: Pra quem pode pagar bons advogados, tudo. Pra quem não pode, a lei

O que vocês acharam da decisão do STF de derrubar os três artigos do Estatuto do Desarmamento que tornavam inafiançável o porte ilegal de armas e o disparo em via pública ou local habitado?

A turma do bang-bang adorou. Aqueles que acham que o problema brasileiro pode ser resolvido a bala, também.

Não dá pra entender. Desde que o Estatuto foi adotado o número de homicídios diminuiu. Então, pra que mexer? Enquanto no bolero são dois pra lá, dois pra cá, no Brasil é um pra frente e dois ou três pra trás.

Com a decisão do STF, o infrator não fica mais preso, se tiver dinheiro para a fiança e para o advogado. Aguarda o processo em liberdade até a última instância – que pode ser o próprio STF.

Ou seja, quem tiver dinheiro, vai poder passear com sua Glock e até dar uns tirinhos por aí. É só soltar a grana.

Por que não instituem logo uma lei no Brasil dizendo que tudo é permitido, desde que se possam pagar bons advogados?

Pensando bem, ela já existe na prática.

Clique aqui e receba o Blog do Mello em seu e-mail

3 comentários:

  1. Anônimo4.5.07

    Mello!

    Penso que poderíamos chamar esta decisão do STF de "terrorista".
    Teremos que tremer de medo ao encontrarmos "engravatados irritados"?

    ResponderExcluir
  2. Para que esse tipo de situação deixe de ocorrer é imprescindível a estruturação da Defensoria Pública, levando Justiça a quem não pode contratar bons advogados.

    Talvez, se a lei for aplicada de idêntica forma a todos, ricos ou pobres, a possibilidade de seu aprimoramento contínuo fosse exponencialmente maior.

    Isto porque injustiças cometidas com pobres geralmente são ignoradas. Veja o caso de Minas: os Defensores daqui estão em greve há 90 dias e o Governo Aécio, elitista, ao que parece nada fez.

    Sem defesa para os pobres, cresce a sensação de impunidade dos ricos, o sentimento de injustiça e a chance de decisões, por melhor que sejam seus fundamentos, favoráveis apenas a uma privilegiada minoria...

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.