Caderno infantil de O Globo mente para as crianças

Homem fantasiado de capeta

O Globinho é um suplemento do jornal O Globo, que vem encartado nas edições de sábado. Nesta última, o caderno infantil seguiu os passos do jornalão adulto e mentiu e distorceu à vontade, não levando em conta que as crianças têm acesso muito mais restrito a outras fontes de informação.

Reparem só no nível da desinformação:

A rede de televisão mais popular da Venezuela, a RCTV, foi fechada pelo presidente daquele país, Hugo Chávez. O motivo? Chávez vinha sendo criticado pela emissora.
(...) Milhares de descontentes com a censura do presidente à mais antiga e popular emissora de TV da Venezuela marcharam em protesto.

Como se não bastasse, para ilustrar a matéria usaram a foto aí de cima, afirmando que “os que apoiaram a decisão de Chávez também foram às ruas, como este homem que aparece fantasiado de diabo”. Ou seja, além de afirmar que Chávez fechou a RCTV (o que não é verdade), que o que ele fez foi censura (idem) ainda o associam ao capeta.

Na versão do jornalinho, Chávez é o Lobo Mau investindo contra a pobre da RCTV (Rede Chapeuzinho de Televisão?). Nem uma palavrinha sobre a participação decisiva da RCTV no golpe de Estado de 2002. A emissora usou da concessão pública que lhe foi concedida para pregar contra a Constituição da Venezuela e contra um governo legitimamente constituído. Ou, como eles gostam de fazer, repito: A emissora usou da concessão pública que lhe foi concedida para pregar contra a Constituição da Venezuela e contra um governo legitimamente constituído.

Os jornalões se justificam e afirmam que atacam Chávez porque são a favor da liberdade de imprensa. Seria como criticar o Caçador por privar o Lobo Mau de sua liberdade de opção alimentar...

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail