Dois dos jornalistas denunciados por Nassif em sua imperdível série sobre a Veja entraram na Justiça contra ele. É um direito. Mas não deram resposta alguma às acusações de Nassif. E declararam que não vão comentar o assunto. O que é péssimo. Uma coisa não anula a outra. Por que não respondem?
Nassif – antecipando-se – prevê que os dois usarão paus mandados, ventríloquos, para fazerem suas defesas. Pior pra eles. Pois se o fizerem estarão demonstrando aquilo que Nassif denuncia em sua reportagem: o jornalismo de aluguel de Veja.
Por isso, com esse movimento antecipatório, Nassif colocou os jornalistas de Veja e o jornalismo da revista numa sinuca de bico. Se falarem por ventríloquos, confirmam a tese de Nassif. Se permanecerem calados, mostram que não têm argumentos. Só lhes resta falar. O problema é que parece que não têm o que dizer.
Sobra ainda para o pitblogueiro-mor e seu guru. Ambos já disseram que jornalista não entra na justiça contra jornalista. Um deles chegou a afirmar que “só pessoas movidas a má fé optam pela litigância em assuntos que devem ser resolvidos pelo debate público”.
E agora, quando colegas de redação de Veja entram na justiça contra Nassif e se recusam ao debate público? Sinuca de bico.
A revista Veja também se vê numa muito incômoda posição. Pela primeira vez um jornalista tem a audácia de enfrentar a matilha da revista. A reportagem de Nassif corre a internet e a reputação de Veja desce pelo esgoto.
Mas Veja também já disse que não vai comentar a série. E está na mesma sinuca de bico de seus jornalistas. Se processar Nassif, vai contra o que afirmou na semana passada. Se tentar, com uma liminar, interromper a série, o efeito pode ser ainda mais devastador. Só lhes resta defender-se.
Por que será que não o fazem? O silêncio da revista está sendo encarado como um “quem cala, consente”. Por isso a revista também está numa sinuca de bico. Por isso, também, a reportagem de Nassif é imperdível. [clique aqui para acessá-la]
Uma dica: Se eu fosse você, salvava os arquivos em pdf ou como página da web, porque pode ser que Veja resolva estancar a sangria com uma liminar para calar Nassif.
Leia também:
» Reportagem de Nassif sobre a Veja e uma pergunta: - Quem será o Rodrigo Vianna de Veja?