Vídeo: Guerra do Vietnam - Chuva Tóxica, o Agente Laranja


Documentário de 44 minutos sobre os efeitos devastadores dos 80 milhões de barris com produtos tóxicos que os americanos lançaram sobre o Vietnam durante a guerra. Entre os produtos tóxicos, o Agente Laranja. Foram mais de 70 milhões de litros.

O Agente Laranja tem entre seus componentes uma das variantes da dioxina mais poderosa. Para dar uma idéia de sua toxicidade, um cristal dessa dioxina misturado à água de uma cidade como Berlim, por exemplo, poderia eliminar todos os seus habitantes.

Os efeitos sobre a população e seus descendentes foram devastadores. Soldados americanos também foram afetados. Estes, pelo menos, receberam uma indenização total de US 180 milhões. Para os vietnamitas – entre os quais mais de 150 mil crianças afetadas -, nada.

Ao encontro dos objetivos do blog

Não é um documentário agradável de se ver. Mas é necessário. Para que se tenha presente o que é a estupidez de uma guerra e aonde ela nos pode levar.

Sempre faço questão de postar trabalhos desse tipo por aqui, remando contra a maré e mostrando um outro lado dos EUA que não o de Nova Iorque, da Disneylândia, das filas no consulado para conseguir um visto.

Procurar entender o que não nos querem explicar. Clarear o que tentam nos confundir. Revelar o que nos tentam esconder.

Este é o objetivo que me propus ao fazer este blog e que está marcado na frase de Bernard Shaw em destaque no banner:

"Você vê as coisas como elas são e pergunta: por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca foram e pergunto: por que não?"

Blog/Política: O Blog do Mello no Ibest

Parece que as pessoas – como você, leitor, você, leitora – estão à procura disso, tanto que o Blog do Mello está entre os dez mais votados no Ibest, em meio a milhares de blogs. Mesmo disputando com portais de grandes empresas, que geram fluxos automáticos de visitação, com portais de grandes grupos de comunicação etc. Isso ocorre graças a você.

Veja também:

» Vídeo: ¡Papi, cómprame un Kalashnikov!

» Vídeo: Sargento, em quem estamos atirando?

» Vídeo: A guerra do Vietnam como você nunca viu

imagem RSSimagem e-mail