Mas a concorrência é grande. E esforçada. Repare:
Anteontem, o PSOL gaúcho convocou uma coletiva para denunciar um grande esquema de corrupção, desvio de verbas públicas, caixa 2, envolvendo membros do governo tucano, inclusive a governadora Yeda Crusius. Como a matéria foi repercutida na chamada grande imprensa, mostrei aqui ontem - Yeda Crusius: ‘Por 100 mil eu não me levanto da cadeira’.
Hoje, a farra continua. A editora-executiva do jornal Zero Hora, Rosane de Oliveira, em seu blog...(Licença para um parágrafo entre parênteses.)
(É um mimo a apresentação da Rosane – que, relembro, é editora-executiva do Zero Hora – feita por um outro jornalista da casa: "A Rosane de Oliveira é a abelha-rainha do jornalismo político. Ela passa o dia depurando sua colmeia de informações. O resultado é de um melífluo sabor para seus leitores, que confiam que tudo o que ela escreve é a síntese de todos os fatos políticos importantes.")
Voltando à abelha-rainha. Ela hoje volta ao assunto em nova postagem, Reações diferentes. E já começa chamando assim as graves acusações feitas pelo PSOL: “Embora a lama jogada no ventilador pelo PSOL...”. Não, abelha, o PSOL não jogou, ele denunciou a lama, o que é coisa bem diferente.
Por falar em diferente, o título da postagem de Rosane se refere ao comportamento distinto de dois dos personagens envolvidos nas denúncias. O ex-secretário da Fazenda Aod Cunha entrou na Justiça para exigir que o PSOL prove o que diz contra ele ou se retrate. No que faz bem. Já a governadora Yeda...
Em vez de procurar a Justiça, Yeda Crusius optou pelo embate verbal. (...) Em entrevista ao repórter Elder Ogliari, da Agência Estado, disse que a deputada Luciana Genro e o vereador Pedro Ruas não têm credibilidade e "não podem convocar a imprensa para fazer dela massa de manobra para os propósitos golpistas que sabidamente têm".
Lá pelas tantas, o repórter pergunta por que ela não exige que o PSOL apresente provas. Resposta de Yeda:
– Exigir provas? Eles devem exigir de si próprios. Minha mãe me ensinou a não responder a provocações de bêbados de porta de bar. O nível do fazer política no Rio Grande do Sul é altíssimo. Não merece esse tipo de provocação.
E o que pensa a abelha-rainha, após “passar o dia depurando sua colméia de informações”, das reações diferentes? Afinal, a governadora foi acusada de levar dinheiro por fora para comprar um apartamento e de ter recusado 100 mil por mês, porque seria pouco, o que a teria feito pronunciar a já famosa sentença: “Por 100 mil não me levanto da cadeira”. Eis o que pensa Rosane:
São duas maneiras diferentes de encarar a situação. Acostumada aos ataques da oposição, Yeda não se abalou como Aod...
Ou seja, errado é quem fica abalado e pede provas a quem o chama de corrupto, já Yeda não se abalou, porque está acostumada aos ataques da oposição... É uma mulher equilibrada, que não se abala com palavras vazias, coisa de oposicionista que não tem o que fazer.
A entrevista ao Estadão
Fui então ao Estadão ler a tal entrevista da governadora ao repórter Elder Ogliari. Foi outro choque. Repare como ele abre a entrevista [destaques meus]:
Bem no início daquele que se anuncia como o melhor ano de sua gestão, a governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, está no centro de mais uma onda de denúncias políticas, feitas pelo PSOL e atribuídas a provas que estariam no processo que vai julgar os réus do desvio de R$ 40 milhões dos Detran/RS entre 2003 e 2007. Em vez de falar do equilíbrio fiscal, atingido no ano passado, e dos investimentos de R$ 2,3 bilhões que o Estado fará neste ano, com recursos próprios, a governadora foi colocada novamente na defensiva. Mesmo sem ter as provas que diz existirem à mão, o PSOL afirmou...
Parece porta-voz da governadora. Mas isso não é tudo. No segundo parágrafo, ele prossegue:
Yeda está mais tranquila porque as provas do que o PSOL diz não apareceram. Por isso, limitou-se a responder à acusação por uma nota na qual salientou que o Ministério Público Federal já desmentiu as declarações do PSOL e vem evitando o assunto, preferindo se ocupar da elaboração dos contratos de gestão que seus secretários terão de assinar a partir deste ano, se comprometendo com metas de desempenho.
E por aí vai...
Já no Rio de Janeiro, O Globo... bem, novamente O Globo não deu uma linha sequer sobre o assunto.
Por isso disse que concordo com os blogueiros gaúchos quando afirmam que a RBS é a pior do Brasil. Mas a concorrência é dura. E esforçada. Mesmo quando o esforço é não fazer nada, como O Globo com seu silêncio.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
se ela pedir provas o MPF vai ter que abrir a caixa preta, imagina se ela vai correr este risco? Esperta ela? mas esperteza tem prazo de validade.
ResponderExcluirCarmelita
É Mello. Sou gaúcha e bem sei que a RBS divulga o que quer e como quer. O compromisso com a informação muitas vezes não é respeitado pela Rede que se preocupa tanto em ser imparcial mas sempre acaba pendendo para um lado.De forma sutil, é claro, para que seus leitores, telespectadores ou ouvintes não notem. Infelizmente, a RBS continua tendo muita força no RS e a concorrência não consegue se diferenciar.
ResponderExcluirFala Antônio,
ResponderExcluirGrande blog o seu. Parabéns pelo conteúdo.
Passarei a frequentar.
Abraço,
Claudio Lopes
Estava muito funestro mesmo e, também, muito difícil de navegar. Geralmente não conseguia expandir os seus textos. Outra coisa, na lista de leitura diária não estava aparecendo a figura do ícone do seu blog, o que já não ocorreu hoje. Bom sinal, não é todo Serviço de Atendimento ao Cliente que dá a resposta que o cliente quer, não é verdade? Parabéns.
ResponderExcluirCarmelita,
ResponderExcluirmas Aod pediu as provas e Luciana Genro já afirmou que vai pedir "exceção da verdade", o que poderá dar a ela acesso às gravações que afirma existir. Aí, sobra pra todo mundo.
Silvana, concorrência, que concorrência?
Claudio,
bem-vindo.
O PSDB a cada dia piora.
ResponderExcluirCássio Cunha Lima foi caçado.
Trotônio Vilela faz um governo desastrado em Alagoas e Yeda Crusis é corrupção a toda hora.
Para completar, Serra passou a imitar Lula.
Nós, mineiros, nos sentimos indigmados com o título do post: e o jornal Estado de Minas? Antes de fazer afirmações tão taxativas, venha a Minas! A grande imprensa em todo o país é a imprensa do PSDB-Demos. Por afinidade ideológica e interesses comuns, o que chamamos de imprensa é a imprensa do governo - só não vale para o governo Lula. A outra imprensa, que mostra pontos de vista não oficiais, que defende os cidadãos, os trabalhadores, a liberdade de informação, enfim, está na internet.
ResponderExcluirUm nome para o comentário enviado: MINEIRO.
ResponderExcluirOlhe, em Santa Catarina o estrago que a RBS faz é ainda maior, tem praticamente o monopólio dos jornais, comprou todos os concorrentes do seu fraco, insonso e comprometido com o que há de pior, Diário Catarinense e na mídia televisiva é a afiliada local da rede Globo.
ResponderExcluirFaz apologia ao terrível e corrupto governo do PMDB catarinense (a RBS e esse PMDB catarinense apoiaram ostensivamente o Serra e o Geraldo), o mesmo que nada ou pouquíssimo faz pelas vítimas das enchentes, além de pedir recursos federais e da população, muito do qual desviado. Não gastou um centavo do governo do estado nisso. Mas faz viagens caríssimas ao oriente, Emirados Árabes, África (leia-se Marrocos) e a Europa levando na bagagem, uma legião de puxa sacos, familiares e jornalistas cooptados da RBS. Na prefeitura de Florianópolis, abafaram a operação Moeda Verde da PF que envolveu o prefeito, empresários corruptos e vereadores. A RBS é um câncer da desinformação, vive promovendo o que de pior existe na mídia, coisas como "garota verão" e outras baboseiras do gênero, tente transformar seus telespectadores em debiloides - robôs.
"RBS" que dizer o que?
ResponderExcluir" REDE BUNDA SUJA? "
Obrigada, Mello, por dar visibilidade aos terríveis acontecimentos abaixo do rio Mampituba!
ResponderExcluirMello!
ResponderExcluirNão defendendo a Rosane de Oliveira, a quem chamas de "Abelha Rainha", gostaria de dizer que cheguei ao teu blog graças à citação que ela fez a teu respeito no blog que alimenta diariamente da ZH.Com (RBS). A Rosane continua gozando de minha confiança, embora eu concorde que ela caminhe entre cristais para poder opinar.
Abs,
Gilson Santos
Porto Alegre - RS
Gilson,
ResponderExcluirquem a chama de abelha-rainha não sou eu, é um jornalista daí do RS, na barra lateral do blog dela. Confira lá.