Países ricos saqueiam a Somália e depois fazem 'campanhas humanitárias' para aplacar fome que impuseram



Piratas. Os piratas da Somália. Quem são os verdadeiros piratas da Somália?

Assista a esse pequeno vídeo de pouco mais de 23', que mostra como EUA, Europa e Ásia arrasaram e ainda arrasam o país africano. Uma produção espanhola, de 2011, dirigida por Juan Falque.

Não é nenhuma maravilha em termos de linguagem cinematográfica. Longe disso. Mas denuncia o que se esconde por trás das "campanhas humanitárias" que sempre acompanham os momentos agudos da fome cotidiana da Somália.

Esse país foi vítima de uma colonização europeia que se estendeu até o séc. XX, quando então se tornou independente. Mas a democracia durou apenas 9 anos, pois os EUA conseguiram realizar o Golpe de Estado que deixou os somalianos de joelhos. Hoje, 2 décadas depois de ter se livrado do seu ditador, o país fragilizado é palco de uma epidemia de fome, guerras civis violentas. Nesse contexto não há como proteger suas fronteiras marítimas, que são invadidas por gigantescos barcos pesqueiros que se utilizam de todos os recursos ilegais banidos no resto do mundo para pescar o atum, ameaçando também gravemente a vida marinha da região. A ONU apesar dos inúmeros apelos, nada faz para mudar esse quadro perverso.

O vídeo está no original em espanhol. Se quiser assisti-lo com legendas, clique aqui.

Depois, quando ouvir falar em "piratas da Somália" você vai entender quem são os verdadeiros piratas.

[Pra variar, a dica desse vídeo veio do excelente Doc Verdade, onde você pode encontrar mais algumas informações sobre Piratas!, e de onde tirei a citação acima.]