FAMOSO VIDEOBLOGUEIRO ACUSA FACEBOOK DE FALSIFICAÇÃO E PIRATARIA

Com mais de 2,6 milhões de seguidores em seu canal no Youtube, o videoblogueiro Hank Green faz acusações ao Facebook, que vão de falsificação, ou mesmo trapaça, na contagem de visualizações dos vídeos compartilhados na rede social, a pirataria.

Green diz que é "mentira" que o Facebook tenha, como alega, 4 milhões de visualizações/dia dos vídeos postados. Os números são inflados, segundo ele, porque o Facebook conta como visualização qualquer vídeo que tenho rodado por três segundos.

Quem circula pela timeline do Face sabe que a crítica de Green procede. Os vídeos rolam automaticamente e três segundos deve ser o tempo que se leva para seguir adiante e sair dele.

Green defende que o tempo deveria ser multiplicado por 10: "Só aos 30 segundos é que se pode dizer que uma pessoa está efetivamente assistindo ao vídeo".

Green também acusa a rede social de fazer dinheiro com vídeos retirados de outros sites. Pirataria.

Em junho, uma investigação da agência de publicidade Ogilvy concluiu que 73% do vídeos mais populares do Facebook se originaram de outros sites. São simplesmente 17 bilhões de visualizações, digamos, pirateadas.

Esse comportamento do Facebook talvez até explique sua política que defende que um grupo como o Morte ao Lula, que incentiva o assassinato do ex-presidente, não viola os Padrões de sua Comunidade.

Fonte: BBC


Madame Flaubert, de Antonio Mello