CHARLIE HEBDO SE EXPLICA SOBRE CHARGES COM IMAGENS DO MENINO MORTO




Numa entrevista a uma cadeia russa, a revista satírica francesa Charlie Hebdo disse que "seus desenhos não devem ser entendidos num sentido literal, mas pretendem levar à reflexão, já que denunciam os mesmos problemas que levaram a essa tragédia [a morte do menino refugiado Aylan Kurdi numa praia, imagem que correu o mundo]".

"A imagem trágica do pequeno Aylan se tornou um símbolo do sofrimento dos refugiados hoje", escreveu um representante da revista. 

Charlie Hebdo assegura que suas caricaturas denunciam o mesmo que todos os meios, "A falta de ação por parte da Europa, o tráfico humano organizado por contrabandistas e o inferno da existência dos refugiados".

"Temos de aprender a interpretar um desenho. Foi essa ignorância que levou à morte nossos amigos da redação em janeiro deste ano", lembra a revista, e observa que ela sempre apoiou "a igualdade e aos sem documentos" e lutou "contra o racismo e a discriminação". [Fonte: aqui]

Bom, as charges sobre o menino estão reproduzidas acima. A primeira diz: "A prova de que a Europa é cristã". "Os cristãos andam sobre as águas". "Crianças muçulmanas afundam". A segunda: "Tão próxima de seu objetivo", em alusão ao cartaz do McDonald. "Promoção! Dois lanches infantis pelo preço de um".

Qual sua opinião? Aceitou as explicações da revista?

Eu não.



Madame Flaubert, de Antonio Mello