Crivella eleito. Bispo Macedo, da cadeia para o comando da prefeitura do Rio em 24 anos




Com 1,7 milhão de votos, quase 60% dos votos válidos, o senador e bispo da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) Marcelo Crivella acaba de ser eleito prefeito do Rio derrotando o candidato Marcelo Freixo, do PSOL. Com isso, a IURD chega ao poder no Rio de Janeiro, 24 anos após a prisão de seu fundador, o bispo Macedo.

Em 1992, o bispo Edir Macedo foi preso em São Paulo, acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato, conforme ele mesmo descreve em seu livro de memórias:
O carro é cercado. Metralhadoras, revólveres e um tremendo aparato de armas pesadas apontadas para o bispo Macedo e sua família. A cena mais parecia um sequestro do que uma abordagem policial. O bispo recebeu voz de prisão e foi arrastado para uma das viaturas, sob a acusação de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Foram 11 dias de solidão.
Solto 11 dias depois, os processos foram arquivados. Agora, passados 24 anos, Edir Macedo chega à prefeitura do Rio, projeto que a IURD vem desenvolvendo, desde que seu líder resolveu que os evangélicos tinham que entrar para a política, como deixa claro o prefeito eleito Marcelo Crivella, no vídeo abaixo. Eles querem chegar à presidência da República. A prefeitura do Rio é só mais um passo.



Fica instituída, portanto, a partir de agora a ordem do bispo Macedo, expressa em outro e antigo vídeo:

- Ó, pessoal, você vai ajudar na obra de Deus. Se você quiser ajudar, amém, se não quiser ajudar, Deus vai arrumar outra pessoa pra ajudar, amém. Entendeu, como é que é? Se quiser, vem, se não quiser, que se dane. Ou dá ou desce. Entendeu, como é que é?



Entendeu, Rio? Entendeu, Brasil?