New York Times: 'Com grande investimento em publicidade, o governo mexicano controla os meios de comunicação'. Igualzinho ao Brasil

Coletiva de imprensa no México

O New York Times, em sua versão em espanhol, publica extensa reportagem, que merece ser lida na íntegra, em que mostra a posição de joelhos da mídia mexicana diante do governo. Exatamente como acontece com a nossa.

Troque Peña Nieto por Temer e México por Brasil no texto abaixo, que foi retirado e traduzido da reportagem do NYT, e veja se não é igualzinho.

Dirigir um periódico, uma estação de rádio ou um canal de televisão em México, em geral, significa confiar em um cliente único e poderoso que gasta somas exorbitantes em publicidade com uma simples advertência: "No te pago para criticarme".

Esse cliente é o governo mexicano.

A gestão do presidente Enrique Peña Nieto tem gastado milhões de dólares anuais do governs em publicidade, creando o que muitos proprietários, executivos e periodistas mexicanos definiram como uma gigantesca marca presidencial que pode barrar artigos de investigação, escolher matérias e intimidar as salas de redação que o desafiam.

O resultado é um panorama mediático em que os funcionários federais e estatais ditam as noticias de forma rotineira, exigem dos meios o que deveriam ou não informar, segundo dezenas de entrevistas com executivos, editores e jornalistas. As reportagens contundentes geralmente são suavizadas ou adiadas indefinidamente, se é que chegam a ser investigadas. Dois terços dos jornalistas mexicanos admitem que se censuram.


Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello