Temer vai criar Ministério da Segurança Pública e quer Beltrame no comando. Tudo a ver

1ª página de O Dia com acusação de improbidade contra Beltrame

Tempo estimado de leitura: 70 segundos

A notícia começou pela Folha e se espalhou pelo restante da mídia corporativa. O golpista Temer vai criar o Ministério da Segurança Pública (mas ele não chegou ao poder, por intermédio de um golpe de Estado, prometendo enxugar o número de ministérios?) e mandou sondar José Mariano Beltrame para ver se ele topa o cargo. Tudo a ver.

Beltrame foi secretário de Segurança do Rio durante 10 anos: nos dois governos Cabral e nos primeiros dois anos de Pezão. Saiu quando sentiu o cheiro de borracha queimada se aproximar de sua cadeira. Antes, havia sido chefe da Inteligência na PF e da Interpol.

Por que digo que Beltrame é o nome certo de Temer para o cargo? Porque ele passou 10 anos à frente da Segurança no Rio, com todas as informações da inteligência das polícias civil, militar, rodoviária, federal à sua disposição e não viu nada da escandalosa corrupção do governo Cabral.

Em momento algum ele sentiu que havia algo de errado naquela movimentação de dinheiro (a quadrilha de Cabral chegava a usar carro-forte de transporte de dinheiro) pra lá e pra cá. E Beltrame não viu nada.

Há ainda a acusação de desvio de verbas de sua secretaria, que ainda não chegou até ele, mas vai chegar, no aluguel de carros para a polícia do Rio.

Junto com o novo diretor da Polícia Federal nomeado por Temer, que disse que uma mala carregada com R$ 500 mil não é prova de nada, Beltrame vai completar o time, agora sob a batuta de Moreira Franco, o homem que prometeu acabar com a violência do Rio em seis meses, quando foi governador, e o que fez foi começar o desmonte dos CIEPS (os populares "brizolões", escolas em tempo integral), o que contribuiu, e muito, para alavancar a violência que impera hoje no estado.



Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello