Pelo mesmo motivo que defendiam voto útil em Ciro, ciristas devem votar Haddad já. Ao menos por coerência


Haddad na frente no segundo turno

O gráfico aí de cima mostra resultado de simulação do segundo turno na última pesquisa do Ibope, revelada ontem à noite. Haddad vence por seis pontos de vantagem, muito além da margem de erro, que é de 2pp.

Mais: Haddad continua subindo consistentemente, desde que foi indicado oficialmente o representante de Lula  e da coligação "O Brasil Feliz de Novo" nas eleições. São11 pontos a mais desde lá.

Ibope presidente 24 de setembro

Já o candidato Ciro Gomes empacou nos 11% das intenções de voto, desde que Haddad virou candidato. Ciro tem hoje 11%, exatamente a metade das intenções de voto em Haddad, 22%.

O principal argumento dos ciristas para o voto útil em Ciro era o desempenho de Haddad no segundo turno. Veja no gráfico lá de cima que até a última pesquisa antes desta, Haddad havia conseguido apenas empatar com o candidato fascista.

Mas esta última pesquisa acabou com isso. São seis pontos de vantagem. E mais: Haddad está subindo, o adversário empacado, com tendência de queda.

Sua reprovação voltou a subir depois de duas semanas de baixa, após a facada. São 46% de rejeição, um recorde.

Portanto, como a pesquisa é retrato de um momento, a tendência é de Haddad continuar subindo e o adversário começar a cair.

Então, pelos mesmos motivos com que antes defendiam o voto útil em Ciro, os ciristas devem aderir agora à candidatura Haddad. Ciro não sai dos 11%. Haddad tem o dobro de votos dele, 22%, e vence Bolsonaro com folga no segundo turno.

Por que não nos aliarmos agora para vencer no primeiro turno e, usando uma expressão de Brizola (fundador e representante histórico do partido pelo qual Ciro está inscrito, PDT), darmos um "não rotundo" ao candidato fascista?

Ou o voto útil em Ciro era só oportunismo eleitoral?

Todos os gráficos são do G1.


Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello