Que pressões levaram o desembargador Humberto Martins a arquivar processo contra Moro na véspera do julgamento?

Desembargador Humberto Martins

É no mínimo estranho que o desembargador Humberto Martins tenha esperado a véspera do julgamento do ex-juiz Sergio Moro no CNJ para decidir arquivar monocraticamente o caso.

O comportamento de Moro seria julgado pelo caso do habeas corpus expedido pelo desembargador Rogério Favreto em julho passado determinando a imediata soltura do ex-presidente Lula do calabouço de Curitiba, onde se encontra preso sem provas e sem crime até o momento.

Moro atropelou a decisão de magistrado de grau superior ao seu de um caso que já não estava mais em suas mãos e determinou que a ordem de soltura não fosse cumprida.

O pedido de investigação sobre o comportamento do juiz vem daquela época. O desembargador Martin entrou no caso em agosto, passou setembro, outubro, novembro e os primeiros dias de dezembro para que ele, um dia antes do julgamento marcado, decidisse arquivar o processo.

“Não há indícios de que a atuação do investigado Sérgio Moro tenha sido motivada por má-fé e ou vontade de afrontar a decisão proferida pelo desembargador federal Rogério Favreto, estando evidenciado que o seu atuar buscava a melhor condução do feito, segundo o seu entendimento jurídico e percepção de responsabilidade social, como magistrado responsável pela instrução e julgamento da ação penal condenatória e juiz posteriormente apontado como autoridade coatora”, assinalou. [Fonte: CNJ]

É sabido que havia enorme preocupação em Brasília com o julgamento, que poderia provocar, no mínimo, um desgaste em Moro, o que acrescentaria mais um problema ao elenco de outros inúmeros (muitos por corrupção e outros por incompetência) que já assolam o futuro governo de Jair Bolsonaro.

Foi aí que o desembargador decidiu sozinho. O caso só vai a plenário, caso haja contestação da decisão.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda. Se o blog é relevante para você, considere apoiá-lo com uma assinatura. Apenas R$10

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello