Vale lucra R$ 25,6 bi, mas tem mais 3 barragens com risco de ruptura iminente, além das tragédias de Brumadinho e Mariana

Vale de lama, Aroeira

Três barragens tiveram o nível de risco elevado para 3, que significa de ruptura iminente ou já ocorrendo. O alerta é para a barragem B3/B4, da Mina Mar Azul, em Macacos, e para Forquilha 1 e Forquilha 3, da Mina Fábrica, em Ouro Preto. [Fonte: Folha]
E só estamos sabendo desses riscos porque houve a tragédia de Brumadinho. Criminosa, porque eles sabiam que, se rompesse, como rompeu, os rejeitos arrasariam refeitório e alojamentos da Vale a pouca distância da represa.

Ninguém está preso. O presidente saiu para evitar a prisão. Mas todos deveriam estar em cana, ou pelo menos serem julgados pelo crime cometido. Porque não é possível que deixassem Brumadinho funcionar com a sede e o refeitório no caminho do rompimento.

Agora, são mais três, que estão no nível máximo de emergência, embora desativadas, mas correndo risco iminente de romperem e destruírem o que está ao redor.

No entanto, a Vale se prepara para anunciar um lucro de R$ 25,6 bilhões, boa parte dele conseguido com a economia das providências que deveria ter tomado para que não acontecessem as tragédias de Mariana e Brumadinho e as ameaças de agora.

Mas a Vale, sim, a Vale sente muito, lamenta muito. Tanto que, segundo a Folha, o balanço com o lucro bilionário vem "com uma fita preta de luto impressa na capa".


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello