Afinal, o HC que pode libertar Lula vai ou não ser julgado hoje? Em que pé estão as coisas

Lula

O julgamento pela 2ª Turma do STF do habeas corpus de suspeição do juiz Moro para julgar Lula e que pode libertar o ex-presidente já começou. São cinco votos.

O ministro relator do caso, Edson Fachin (indicado pela presidenta Dilma, ex-advogado do MST, que depois que virou ministro virou a casaca por alguns esqueletos no armário, segundo se comenta), votou contra Lula.

A ministra Cármen Lúcia (indicada por Lula e também pressionada por uma casa comprada de um bicheiro em Brasília por um valor suspeito) acompanhou Fachin e também votou contra Lula.

Quando estava em dois a zero, o ministro Gilmar Mendes (indicado por FHC) pediu vistas do processo e o levou pra casa a fim de estudá-lo mais. Portanto, a responsabilidade do processo ficou com ele.

Semana passada, Gilmar o liberou para julgamento. Já poderia ser votado nesta terça, ou seja, hoje. Só que a troca da presidência da Turma também acontece hoje. Vai assumir a presidência a ministra Cármen.

Como estavam agendados 12 julgamentos para o dia de hoje e o julgamento de Lula seria o 12º, Gilmar recolheu o processo novamente ontem, alegando que não daria tempo de votá-lo, pois somente seu voto tem 40 páginas.

Em seguida, a ministra Cármen emitiu nota afirmando que não havia marcado o julgamento do HC por último etc, conforme expliquei aqui.

Resumindo: quem libera para votação é Mendes. Quem o coloca em pauta  na ordem é a ministra Cármen. Como Mendes o pegou de volta, não há julgamento. Se Mendes o trouxer para ser julgado novamente, Cármen decide quando ele entra.  E em qual ordem.

Mas, pelo andar da carruagem, a ordem que continua valendo é a do golpe e os generais de pijama, que tutelam o governo e o Supremo, já avisaram que não vão tolerar a liberdade de Lula.

Portanto, ou Lula segue preso ou cai o golpe.

Este é o pé em que estão as coisas.


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda



Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello