Domingo com Música. João Gilberto, Chega de Saudade, o antológico disco. Apresentação: Wilson Nunes

João Gilberto

Todo domingo, o Blog do Mello publica dicas musicais do meu amigo desde adolescência e parceiro, além de pianista, maestro, compositor (breve currículo ao final) Wilson Nunes. Sem mais, vamos à de hoje, uma homenagem a João Gilberto, que nos deixou ontem.
Depois de surgir, tocando seu inconfundível violão, no antológico "Canção do Amor Demais", de Elizeth Cardoso, em 1958, poucos meses depois, já em 59, em parceria com o amigo da noite Tom Jobim, João Gilberto deslumbrou o mundo com seu jeito único de tocar e cantar. Raros são os que, com tão pouco, conseguem fazer tanto. Isso nada tem a ver com simplicidade. Muito pelo contrário, é de uma complexidade, de uma sofisticação extrema. Aquele tipo que, para acertar bem no meio do alvo, nunca usa mais de uma bala. Ninguém dividiu (jeito de cantar suingado) como ele. Lá vai o João, sempre à nossa frente, se encontrar com Ciro Monteiro, Mário Reis, Orlando Silva, suas referências queridas. Mas por aqui ainda ficam Djavan, João Bosco, e outros discípulos, para dar continuidade à sua maneira brilhante de nos explicar, musicalmente, como é essa nossa pátria, plena de ritmos, suores e lágrimas.




Wilson Nunes é maestro. Pianista, tecladista, arranjador, produtor, regente, professor, cantor e compositor. Estudou piano com Sônia Maria Vieira e Adhemar Saide, arranjo e regência com Alceu Bochinno, Koellreuter e Leandro Braga. Como diretor musical, músico ou arranjador, tem trabalhado com grandes nomes de nossa música, como Maria Bethânia, Beth Carvalho, Zizi Possi, Ivan Lins, Gilberto Gil, Bibi Ferreira, Selma Reis, Joanna, César Camargo Mariano, Tânia Alves, Eduardo Dussek, Geraldo Azevedo, Dalto, Marcos Valle, Sivuca, Amelinha, Jorge Vercillo, Emílio Santiago, Simone, Pery Ribeiro e Leila Pinheiro, para quem fez o arranjo da premiada música ‘Verde’, no 'Festival dos Festivais' da TV Globo, assim como fez os arranjos do primeiro LP de Leila, 'Olho Nu'. Contato: wjnunes@hotmail.com
Siga o Blog do Mello no Twitter: @blogdomello  No Instagram: @blogdomello


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda




Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello