sábado, 6 de julho de 2019

'Quantas mortes anônimas aconteceram até que um empresário falido pela crise decidisse meter uma bala na cabeça?'

Manchete com suicídio de empresário

Artigo contundente de Gilberto Maringoni:

A tragédia da austeridade

Quantos mortos produz uma recessão econômica? Quantos casos fatais produz uma depressão planejada? Quem são os responsáveis por afundar o país desde pelo menos 2015 e que se escondem por trás de discursos racionais, de loas ao “maior ajuste fiscal da História”, das economias de “um trilhão”, da “contração para crescer”, dos estelionatos eleitorais e das planilhas de cortes de gastos?
Quantas mortes anônimas aconteceram até que um empresário falido pela crise feita para congelar gastos e garantir a conta de juros abrisse as portas do inferno em nosso país? Quantos pobres e esquecidos não aguentaram o desemprego, o desespero e a falta de futuro até que num salão confortável um “dos nossos”, branco, de boa posição social decidisse meter uma bala na cabeça?
Os responsáveis não são apenas os que assinam decretos e portarias, que decidem as variações da Selic, que legislam sobre reformas e deformas e que têm poder sobre o Diário Oficial. Eles estão também na mídia, nos comentários de especialistas e consultores nos talk shows esclarecidos e na ideia de que Economia é coisa técnica.
Quem manda nisso tudo? Quem definiu ser este o melhor e único caminho para um país que multiplicou por cem seu PIB em um século e é um caso de absoluto sucesso e não de fracasso ao longo do século XX? Um país que em 1930 era uma fazenda de café e cinquenta anos depois era o único da periferia capitalista a internalizar toda a cadeia produtiva da indústria. Nós não merecemos o destino imposto por capitães do lumpesinato castrense, por militares entreguistas e por milicianos do capital financeiro!

Siga o Blog do Mello no Twitter: @blogdomello  No Instagram: @blogdomello


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda




Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou? Comente. Gostou muito? Comente também. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, divulgando-o ou com uma assinatura mensal (apenas R$ 10) clicando aqui: https://pag.ae/7UhFfRvpq ou uma doação direto na conta: Banco do Brasil. Antonio Mello agência: 0525-8 conta: 35076-1
Obrigado