Tigre da Esso (Exxon) avança sobre nossa Petrobras (Petrobrax?)

Tigre da Esso


Mais uma multinacional a vir abocanhar nossa Petrobras, a Exxon


A Exxon (ex-Esso) havia desistido do Brasil em 2010, após procurar e não encontrar petróleo em águas profundas.

Mas agora resolveu voltar, porque a Petrobras achou o que eles não encontraram, para abocanhar nosso petróleo, que vem sendo fatiado desde o governo Temer e agora liberou geral com a dupla Guedes-Bolsonaro.
"O Brasil é basicamente a peça principal do petróleo fora dos EUA", diz Cleveland Jones, consultor e pesquisador do Instituto Nacional de Petróleo e Gás no Rio de Janeiro. “Se você tem US $ 5 bilhões, onde vai investir? Nigéria? Senegal? Você precisa alocar investimentos de acordo com o potencial. ”
Existem mais de 100 bilhões de barris de petróleo na camada de pré-sal, com alguns dos principais poços de petróleo do mundo, jorrando mais de 60.000 barris por dia. Isso supera a produção no Mar do Norte e no Golfo do México e rivaliza com os poços mais produtivos da Arábia Saudita e do Mar Cáspio.

O tigre está super feliz com o governo Bolsonaro, que está abrindo o petróleo brasileiro para suas garras, vendendo a Petrobras em fatias, como salaminho.
Outras partes do mundo com reservas gigantes de petróleo nem sempre são tão acolhedoras. Na Arábia Saudita, onde os ataques com drones atingiram as principais instalações de petróleo em 14 de setembro, o setor é dominado pela companhia nacional de petróleo e é uma imagem semelhante em grande parte do Oriente Médio. A Rússia e a Venezuela são cercadas por sanções estritas dos EUA, e a exploração na costa oeste da África é dificultada por corrupção, roubo e duros termos fiscais por parte dos governos.
Talvez as outras partes do mundo não sejam "tão acolhedoras" exatamente porque têm governos nacionalistas.
A Guiana, um dos vizinhos do norte do Brasil, prova o quão lucrativa essa exploração pode ser. A Exxon descobriu mais de 6 bilhões de barris de petróleo de baixo custo lá desde 2015 e está construindo plataformas de produção estimadas pelo consultor de energia Wood Mackenzie Ltd. como o mais rentável de todos os projetos de águas profundas das principais empresas de petróleo. Guiana e Brasil estão agora entre os cinco principais destinos para exploração de petróleo em todo o mundo, de acordo com Wood Mackenzie. [Fonte: Bloomberg, em inglês]
Depois de fatiarem a Petrobras, o plano deve ser privatizá-la, talvez, como na modernização da Esso por Exxon, acrescentando um X ao final, como queriam ter feito no governo de outro vendilhão, FHC, Petrobrax.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello