6 bilionários brasileiros têm riqueza igual à da soma de 100 milhões de brasileiros mais pobres

Carlos Alberto Sicupira,Jorge Paulo Lemman. Marcel Herrmann Telles

Brasil é o segundo país mais desigual do mundo, atrás apenas da monarquia petroleira do Qatar


Os dados são da Oxfam Brasil e foram divulgados no final do mês passado. Jorge Paulo Lemman (AB Inbev), Joseph Safra (Banco Safra), Marcel Herrmann Telles (AB Inbev), Carlos Alberto Sicupira (AB Inbev), Eduardo Saverin (Facebook) e Ermirio Pereira de Moraes (Grupo Votorantim), os seis homens mais ricos do Brasil têm riqueza igual à soma de quase metade da população brasileira, os 100 milhões mais pobres (população 209 milhões).
O estudo mostra que os 5% mais ricos detêm a mesma fatia de renda que os demais 95% da população, e que uma pessoa que recebe salário mínimo mensal (R$ 937), levaria quatro anos trabalhando para ganhar o mesmo que o 1% mais rico ganha em média, em um mês, e 19 anos para equiparar um mês de renda média do 0,1% mais rico. Além disso, se mantida a tendência dos últimos 20 anos, mulheres terão equiparação de renda com homens somente em 2047 e negros ganharão o mesmo que brancos apenas em 2089. [Infomoney] 
E vai piorar. O Congresso Nacional aprovou nesta quarta-feira (9) o projeto de LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2020 com salário mínimo reajustado somente pela inflação, sem o ganho real que sempre recebeu nos governos Lula e Dilma.
Todas as medidas do governo Bolsonaro são no sentido de aprofundar o abismo entre os bilionários e os brasileiros mais pobres, como esta do salário mínimo, a quebra das regras e leis trabalhistas, a reforma da Previdência.

Não estão vendo a situação do Equador? As medidas antipopulares do presidente de lá, Lenin Moreno, foram enfiadas goela abaixo da população, como aqui, mas até um ponto: agora o povo foi às ruas e não parece disposto a sair de lá com as mãos abanando.

Na Argentina, Macri vai ser punido nas urnas.

Se não medir o custo de suas medidas antipobre, Bolsonaro pode sofrer uma resposta à argentina ou à equatoriana. A ver.

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.