Domingo com Música. 'Sacramento', Nelson Angelo e Milton Nascimento, com Wilson Nunes

Milton Nascimento, capa Milagre dos Peixes

Nesta quarentena, o maestro Wilson Nunes está homenageando grandes compositores brasileiros, no projeto Todo dia uma canção.

O primeiro homenageado foi Tom Jobim. Agora, Wilson está publicando em sua página no Facebook todo dia uma canção de Milton Nascimento.

Sacramento é uma dessas, em que Milton botou letra em música de Nelson Angelo. Wilson conta um pouco de Sacramento. Leia, ouça e curta a página lá no Facebook, clicando aqui.
Essa música marca a superação de um momento complicado para o Milton. Ele sempre foi (e ainda é) absurdamente tímido, retraído, as entrevistas dele costumam ser estranhas, monossilábicas, com muita dificuldade para se expressar. A música é sua salvação, seu ponto de interseção com o mundo. Em decorrência disso pra carreira dele engrenar foi uma dificuldade. Em 1965 ele ganhou o prêmio de melhor intérprete, em São Paulo, do primeiro Festival da TV Excelsior. Recebeu muitos convites pra ficar por lá, mas não segurou a barra de ficar em SP, e voltou pra BH. Em 1967 o cantor carioca Agostinho dos Santos, que o admirava, pediu pra que ele gravasse umas músicas num K7, pro Agostinho escolher pra gravar num disco. Mas, ao receber a fita, Agostinho inscreveu 3 músicas no Festival da Globo (era seu "plano secreto" para divulgar o Milton). Milton foi "obrigado" a vir pro Rio defendê-las. Entre essas músicas estava "Travessia", com a qual Milton tirou o 2° lugar e "Melhor Intérprete". Com o grande assédio das gravadoras e imprensa e o estímulo dos amigos ele resolveu se arriscar e ficar no Rio. Mas, entre outras fugas, começou a beber muito. No começo dos anos 70 estava muito mal, alcoólatra, deprimido, etc, e os amigos muito preocupados com ele. Foi quando resolveu dar a volta por cima. Não sei se realmente existiram essas "3 pessoas" da letra. Mas fica o belo registro. E por aí vai.







Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.