Reeleita prefeita socialista de Paris, que deu título de Cidadão Honorário da capital francesa a Lula



Segundo duas pesquisas de institutos independentes, a prefeita do Partido Socialista, Anne Hidalgo, venceu as eleições municipais em Paris neste domingo (28), obtendo entre 49,3% e 50,2% dos votos no segundo turno.

Hidalgo foi reeleita vencendo Rachida Dati, candidata da direita ligada ao ex-presidente Sarkozy, e Agnes Buzyn, ex-ministra da Saúde de Macron, que encabeçou a lista do Republique en Marche.
Se as estimativas se confirmarem, a socialista Hidalgo, de 61 anos, aliada dos ecologistas, terá durante mais seis anos a chave da prefeitura de Paris, com mais de 2 milhões de habitantes, epicentro do poder na França e uma das cidades mais visitadas do mundo.
Seu programa, centrado na ecologia, busca seguir reduzindo o lugar dos carros na cidade, onde os engarrafamentos são a regra, e potencializar os deslocamentos em bicicleta ou a pé.[RTF]
O segundo turno foi realizado com medidas de proteção ao coronavírus e uma forte abstenção.
"Quero agradecer a todos as pessoas que vieram votar e que ajudaram na realização das eleições. [...] Vocês escolheram uma Paris que respira e é mais agradável para viver, onde ninguém fica de lado", disse a prefeita reeleita.[TST]
 O PT emitiu uma nota, assinada pela presidenta Nacional do Partido Gleisi Hoffmann, parabenizando a prefeita e destacando seu encontro com Lula:
No início deste ano, o presidente Lula recebeu o título de Cidadão Honorário de Paris das mãos da prefeita, momento em que ela defendeu as políticas do governo Lula de combate a desigualdade social e criticou o atual enfraquecimento do processo democrático brasileiro.
Enquanto isso, Bolsonaro é desprezado pela maioria dos países democráticos do mundo e vê candidatos que apoia perderem as eleições, como Macri, na Argentina, e até seu ídolo Trump, que vê o sonho da reeleição cada vez mais distante, 14 pontos atrás do candidato do Partido Democrata, Joe Biden.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.