União Europeia congela bens de 11 dirigentes da Venezuela e Maduro expulsa embaixadora do país

Maduro

A União Europeia não reconhece o presidente da Assembleia Nacional da Venezuela Luis Parra. Para os países do bloco, assim como para os EUA e aliados Brasil inclusive , o presidente é Juan Guaidó, o Roque Santeiro da Venezuela, que foi sem nunca ter sido.

Por conta disso, prosseguem as sanções à Venezuela, que além de verem fechadas as portas de boa parte do comércio internacional, fica sem medicamentos —até insulina, fundamental para o controle do diabetes em alguns pacientes.

Se não bastasse, dinheiro, petróleo e ouro da Venezuela estão retidos nesses países. Publiquei aqui outro dia que Reino Unido confisca 31 toneladas de ouro da Venezuela porque não reconhece Maduro como presidente, mas Guaidó .

Aí, quando há problemas na Venezuela "a culpa é do ditador Maduro". Claro, Maduro que foi eleito e reeleito deveria entregar as chaves a Guaidó, que é presidente autoproclamado, sem nunca disputar eleição presidencial.

Nesta segunda, a União Europeia publicou um boletim em seu jornal oficial que impede o presidente da Assembleia Nacional Luis Parra e outros 10 funcionários de viajarem para os países do bloco e também ordenam que seus bens e ativos na região sejam congelados.

A União Europeia considera "ilegítima" a ratificação de Parra pelo Supremo Tribunal de Justiça, emitida em 26 de maio.

Maduro reagiu expulsando do país a embaixadora da UE, Isabel Brilhante Pedrosa, a quem deu o máximo de 72 horas para se retirar da Venezuela.

Na lista dos sancionados pela União Euripeia há juízes, presidentes de Conselhos, promotores, deputados, além do presidente da Assembleia Nacional (parlamento unicameral com maioria da oposição), Luis Parra. Com a decisão, o total de pessoas atingidas pelas sanções chega a 36.

Fonte: Agencia Uruguaya de Noticias.




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.