Candidato de Evo Morales vence no 1º turno, dizem pesquisas. Golpista presidente desiste da reeleição


Mesmo após o golpe, com toda a campanha de difamação contra Evo Morales e de ódio e perseguição a Evo, que foi proibido de concorrer ao Senado, a seus apoiadores, a seu partido, o MAS, e aos povos originários da Bolívia, o povo está escolhendo o candidato de Evo Morales e de seu partido, Luis Arce, para governar o país nas próximas eleições presidenciais, em 18 de outubro.

Os números da pesquisa mais recente, que repetem números anteriores mostrando uma consolidação, são muito semelhantes aos do resultado da última eleição presidencial, quando Evo foi reeleito, mas foi abatido por um golpe, com apoio declarado dos Estados Unidos, e uma ajuda da OEA, que acusou uma suposta fraude nas urnas e depois voltou atrás, quando o golpe já estava no poder e Evo no exílio.
A pesquisa de grande escala da Fundação Jubileo, conduzida por universidades e organizações de imprensa, apontou que 40,3% dos eleitores votariam nas eleições do dia 18 de outubro no Movimento para o Socialismo (MAS), cujo candidato presidencial é Arce.
O candidato é ex-ministro da Economia do país e leal a Morales.
O ex-presidente Carlos Mesa aparece em segundo na pesquisa --que não leva em conta os indecisos-- com 26,2% das intenções de voto, enquanto a atual presidente interina, Jeanine Áñez, ficou em terceiro, com 10,6%.
Para evitar a realização de um segundo turno, o vencedor do pleito precisa de pelo menos 40% dos votos válidos no primeiro, e de uma vantagem de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.[G1]
Os números mostram Arce com 40,3% e o segundo colocado a 14 pontos de distância, o que significa vitória do MAS no primeiro turno.

Temendo o pior, a golpista presidente Jeanine Áñez, renunciou à candidatura, tentando uma coligação com os demais candidatos da direita para evitar a derrota iminente.

Áñez sabe que deve ser presa pelos inúmeros crimes que cometeu na presidência,




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.