Kit-Covid de Bolsonaro não só não cura como ajuda a matar, dizem médicos


A reportagem de Maria Alice Prado na Veja é de março, mas a retomo aqui porque infelizmente o assunto do tratamento precoce contra a COVID continua na pauta, graças ao depoimento de bolsonaristas na CPI da COVID, do Genocídio ou da Pandemia - como quiser chamar. Cloroquina, Ivermectina, nada disso é efetivo contra o coronavírus. Pior, podem agravar a situação do paciente e ajudar o vírus a matá-lo.
“Aqui nós temos hoje 150 pacientes internados no InCor. Se eu fizer uma enquete, eu te diria que dois terços a três quartos desses pacientes que estão aqui internados, sendo a maioria deles intubados, tomaram o kit covid. Quem falou que deu o ‘kit covid’ para população e disse que o resultado foi estupendo não vivenciou o doente grave que tá aqui nas UTIs e no Hospital. A maior parte dos que estão aqui hoje tomou", afirma o Dr. Carlos Carvalho, chefe de pneumologia do Instituto do Coração (Incor), do Hospital das Clínicas (Faculdade de Medicina da USP).
A hidroxicloroquina é um medicamento normalmente utilizado no tratamento de lúpus, artrite reumatoide, doenças fotossensíveis e malária. A ivermectina é um vermífugo usado para combater vermes, piolhos e carrapatos. A azitromicina é um antibiótico utilizado em casos de infecção bacteriana. Nenhum deles previne a contaminação pelo coronavírus. 
“Gostaria que já existisse um tratamento. Mas não tem. A única saída é a vacina. Não tem nenhum outro tipo de tratamento. Então, paciência. Fica em casa, tome os cuidados, não contamine os outros, porque isso vai passar”, finaliza o Dr. Carlos Carvalho.
Toda a discussão a respeito do tema é uma fuga do principal: Bolsonaro não comprou as vacinas que lhe foram oferecidas desde julho do ano passado. Daria para vacinar com duas doses toda a população. É crime. E isso está sendo detalhado na CPI, cujo relatório final vai ser devastador e deve levar ao impeachment de Bolsonaro e à responsabilização de todos os que participaram do combate à pandemia pelo governo federal.  




Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.