Rússia põe na mesa a quebra de patentes dos EUA, que poderá gerar um prejuízo de 10 trilhões de dólares ao Tio Sam

Reportagem de um de nossos mais importantes jornalistas de política internacional Pepe Escobar (que pode ser lida na íntegra aqui), conta que magnata empresarial da Europa Central com vastos interesses, a leste e oeste, e que valoriza sua discrição, levantou a hipótese de uma carta na manga russa, que pode causar um prejuízo de 10 trilhões de dólares aos EUA:
É discutível que a arma letal no arsenal de respostas da Rússia tenha sido identificada pelo chefe do Centro de Pesquisa Econômica do Instituto de Globalização e Movimentos Sociais (IGSO), Vasily Koltashov: a chave é confiscar a tecnologia – como a Rússia deixar de reconhecer os direitos de patentes dos EUA.

No que ele qualifica como “liberação da propriedade intelectual americana”, Koltashov pede a aprovação de uma lei russa sobre “estados amigáveis e hostis”. Se um país se revelar na lista dos não amigáveis, então podemos começar a copiar suas tecnologias em produtos farmacêuticos, indústria, manufatura, eletrônica, medicina. Pode ser qualquer coisa – desde detalhes simples até composições químicas”. Isto exigiria emendas à constituição russa.

Koltashov sustenta que “uma das bases do sucesso da indústria americana era a cópia de patentes estrangeiras para invenções”. Agora, a Rússia poderia usar “o extenso know-how da China com seus mais recentes processos de produção tecnológica para copiar produtos ocidentais: a liberação da propriedade intelectual americana causará danos aos Estados Unidos no valor de 10 trilhões de dólares, somente na primeira etapa. Será um desastre para eles”.

Essa pode ser a maior bomba russa, que, se for usada, deve botar os EUA para começar a defender um cessar fogo imediatamente. Claro que "em nome da paz".

Pano rápido.


Assine o Blog do Mello





Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos



Recentes: