'Viva a Democracia, Ditadura nunca mais!!", o discurso 'perdido' de Walter Salles no Oscar
A cena não deixa de ser insólita. O cineasta Walter Salles sobe ao palco para receber das mãos da atriz Penélope Cruz a estatueta do Oscar de Melhor Filme Internacional para seu "Ainda Estou Aqui", retira os óculos do bolso interno do paletó e os coloca no rosto, apalpa o bolso externo direito à procura do discurso e só aí se dá conta de que não está ali.
Fala, então, de improviso, mais ou menos as mesmas palavras que anotara para discursar na hora da premiação. Mais adiante, Salles postou nas redes sociais a imagem da anotação esquecida, uma mensagem de que o filme fala do passado mas não é passado, assim como o crime de desaparecimento que denuncia é um crime contínuo, que se perpetua enquanto o corpo não for encontrado:
"Obrigado, em nome do Cinema Brasileiro.
Agradeço à Academia por reconhecer a história de uma mulher que, diante de uma tragédia causada [por] uma ditadura militar, optou por resistir para proteger sua família. Em um tempo em que tais regimes estão se tornando cada vez menos abstratos, dedico esse prêmio a Eunice Paiva e a todas as mães que, diante de tamanha adversidade, têm a coragem de resistir. Que nos ensinam a lutar sem perder a capacidade de sorrir, mesmo quando elas se sentem frágeis.
Este prêmio também pertence a duas mulheres extraordinárias, Fernanda Torres e Fernanda Montenegro. Elas não apenas elevaram nosso filme, mas representam o fato de que a arte resistiu no Brasil.
Governos autoritários surgem e desaparecem no esgoto da história, enquanto livros, canções e filmes ficam conosco... Obrigado a todos, em nome do cinema brasileiro e latino-americano!!
Viva a Democracia, Ditadura Nunca Mais!"
Aqui o discurso de improviso na cerimônia de premiação:
Quais as chances de Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui", segundo a mídia especializada de Hollywood
Afinal, quais as verdadeiras chances de Fernanda Torres e do filme "Ainda Estou Aqui", de Walter Salles, na mais importante premiação do cinema de Hollywood?
Pesquisamos os mais famosos sites, jornais, revistas especializadas em cinema de Hollywood e também no Oscar e em fofocas e informações exclusivas de seus bastidores.
The Hollywood Reporter, Variety, Vulture, Rolling Stones, Rotten Tlmatoes, num total de mais de 20 veículos foram vasculhados para sentir a temperatura dos vencedores de cada uma das categorias do Oscar, especialmente as três que mais interessam aos brasileiros hoje: as de Melhor Atriz, Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro.
Há também um estudo matemático feito por um jornalista, e matemático, que escreveu um livro sobre a matemática por trás dos vencedores do Oscar, e que também aponta os favoritos para a noite de hoje.
Tudo isso foi ao ar na sexta, dia 28 de fevereiro, no Fórum Mídias, programa da TV Fórum com crítica e informações das mídias.
O Programa Fórum Mídias é um dos programas da TV Fórum. Vai ao ar ao vivo de segunda a sexta dentro do Fórum Café, aproximadamente às 8h, e depois é reproduzido na playlist do Fórum Mídias no canal, sempre a partir das 14h.












