No início da semana, fãs dos Rolling Stones em todo o mundo receberam com tristeza e preocupação a informação de que as datas provisórias para uma turnê europeia em 2026 dos Rolling Stones foram canceladas.
Segundo a revista Rolling Stone não havia nenhuma turnê formal anunciada, mas essa excursão estava sendo preparada havia bastante tempo. Sites especializados informavam que um show da banda já estaria marcado para o dia 25 de maior no Estádio Olímpico de Berlim, junto com paradas em Lisboa, Roterdã e Munique.
A mais provável razão para o cancelamento este ano é a artrose nas mãos de Keith Richards, que teria avisado que não daria mais para fazer turnês.
Em 2023, numa entrevista para BBC Rádio 4 promovendo a turnê Hackney Diamonds, Keith Richards confessou sofrer de artrite e que essa deformidade estava transformando sua forma e seu relacionamento com a guitarra.
"Curiosamente não tenho dúvidas de que tenha afetado minha forma de tocar, mas não sinto dor, é uma versão benigna. Acredito que se eu desacelerei um pouco na guitarra talvez seja mais por causa da idade."
A inflamação nas articulações pela artrite pode ser uma tragédia na vida de um guitarrista. Mas Richards, que já enfrentou outras barras pesadas na vida com álcool e drogas, disse naquela época que estava dando a volta por cima mais uma vez:
"Acho interessante que, quando penso que não consigo fazer isso do mesmo jeito, a guitarra me mostra que há outra maneira de fazer, algum dedo vai para um espaço diferente e uma porta completamente nova se abre."
Mesmo com artrite, Richards fez a turnê completa com os Stones em 2023, mas em 2024 o grupo cancelou a turnê europeia que estava anunciada e gora no final de 2025 vem a informação de que não haverá a do segundo semestre de 2026.
Fim da banda ou existe Rolling Stones sem Keith Richards?
A revista Rolling Stone fez uma projeção do futuro dos Rolling Stones com cinco cenários:
- os Stones passam a se dedicar inteiramente a músicas novas em estúdio
- eles vão para a Sphere, em Las Vegas
- os Stones assumem o lugar de Billy Joel no Madison Square Garden
- Mick Jagger segue carreira solo
- os Rolling Stones substituem Keith Richards
Para os fãs, Mick Jagger e Keith Richards são os Rolling Stones.
Na plataforma 2 da estação de Dartford em Londres há uma placa azul em homenagem ao encontro entre Mick Jagger e Keith Richards em 17 de outubro de 1961. Eles já se conheciam mas naquele dia ele se aproximaram e iniciaram uma parceria que resultou na criação dos Rolling Stones em 1962.
Quando se conheceram, Richards estava a caminho da Faculdade de Arte de Sidcup, carregando uma guitarra elétrica Höfner de corpo oco com cutaway, enquanto Jagger viajava para a Escola de Economia de Londres com alguns de seus preciosos discos de blues.
Os adolescentes se reconheceram, pois ambos haviam frequentado a Wentworth Primary School na cidade, e Jagger posteriormente estudou na Dartford Grammar School. [BBC]
Siga o canal Blog do Mello no WhatsApp:
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.