Por que Trump ameaça a humanidade
Cientistas preveem que daqui a aproximadamente 1 bilhão de anos o brilho do Sol será tão intenso que fará evaporar todas as águas do planeta Terra: rios, mares, oceanos. Preveem também que em 8 bilhões de anos a expansão do Sol engolirá a Terra, a essa altura estéril e sem vida.
Mas antes deste efeito deletério do Sol, que nenhum de nós acompanhará certamente, há gente que pode precipitar o fim da humanidade na Terra, gente que detém o poder de fogo das armas nucleares. Especialmente se for um governador que sofra de problema mental grave e evidente.
É o caso do presidente dos Estados Unidos Donald Trump, que psicólogos e psiquiatras dos Estados Unidos apontam a muitos anos como portador de uma doença incurável e perigosíssima: o narcisismo maligno,
Antes da primeira eleição de Trump, ainda em 2016, esses psicólogos e psiquiatras compraram um um espaço no New York Times para publicarem um aviso ao povo dos Estados Unidos sobre a doença de Trump. Ainda assim ele foi eleito e agora reeleito, mesmo com os crimes do Capitólio, da tentativa de compra de votos na Geórgia.
O que é o narcisismo maligno
O Narcisismo Maligno é uma forma extrema e patológica de narcisismo, caracterizada por uma combinação de traços narcisistas, comportamentos antissociais, tendências paranoides e sadismo. Este constructo foi inicialmente proposto por Erich Fromm e posteriormente desenvolvido por Otto Kernberg, que o descreveu como uma intersecção entre o Transtorno de Personalidade Narcisista (TPN) e comportamentos antissociais graves, com uma propensão à agressividade ego sintônica direcionada a si mesmo ou aos outros (Kernberg, 1984). O Narcisismo Maligno é considerado uma variante particularmente perigosa e destrutiva do narcisismo, frequentemente associada a líderes autoritários e a indivíduos que causam danos significativos às pessoas ao seu redor.
Segundo Kernberg, “o líder caracterizado pelo Narcisismo Maligno experimenta e expressa uma grandiosidade desordenada, precisa ser admirado e temido ao mesmo tempo. Ele deseja a submissão dos outros e experimenta qualquer manifestação contrária aos seus desejos como um ataque intencional e grave contra si mesmo.”
O Narcisismo Maligno tem sido caracterizado, muitas vezes, por uma constelação de características que incluem grandiosidade, falta de empatia, exploração interpessoal, necessidade de admiração e um profundo desprezo pelos outros. Além disso, indivíduos com Narcisismo Maligno exibem comportamentos antissociais, como manipulação, mentira patológica e falta de remorso. Eles também podem apresentar tendências paranoides, desconfiança extrema e projeção de suas próprias agressões nos outros. O sadismo, ou o prazer em infligir dor emocional ou física aos outros, é outro componente central do Narcisismo Maligno (Kernberg, 1984; Wood, 2022).
Trump e os narcisistas malignos
Essas são algumas das características dos portadores do transtorno de narcisismo maligno:
- Demonstram um sentimento marcante de grandeza.
- Falta de empatia.
- Falta de remorso.
- Impulsividade.
- Desprezo pelos direitos dos outros.
- Tendência à mentira e ao comportamento destrutivo.
O psiquiatra Otto Kernberg, psicanalista americano de origem austríaca, também estudou o narcisismo maligno. Segundo ele, esse perfil é definido pelas seguintes características:
- Pensamento paranoico. Tendem a pensar que há pessoas contra eles. Seu pensamento dicotômico divide o mundo entre aqueles que o apoiam e aqueles que não o apoiam. Por isso, desconfiam de todos aqueles que são diferentes, que os contrariam, que não se conformam com sua visão rigorosa da realidade.
- Sadismo. Este perfil não hesita em fazer uso da crueldade, do desprezo, da crítica mordaz, da manipulação e da humilhação. No entanto, o mais impressionante sobre isso não é apenas seu comportamento, mas o fato de que frequentemente se divertem realizando esses atos.
Trump, o narcisista maligno com bombas atômicas nas mãos
Desde seu primeiro mandato, Trump tem seguido à risca todas as características de comportamento de um narcisista maligno. Mas agora, após conseguir se eleger mesmo com todos os crimes de que era acusado o principal deles de insuflar o Ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021 o delírio de grandeza e a sensação de poder aumentaram.
O sequestro de Maduro e o Imperador Trump
A espetacular operação de sequestro do presidente da República Bolivariana da Venezuela Nicolás Maduro e sua esposas Cilia Flores em 3 de janeiro despertaram terror no mundo e maravilhamento em Trump, que desde esse dia passou a se considerar e a se comportar como o Imperador do Mundo, disparando ordens e disparates com a mesma intensidade.
Ontem, ameaçou atacar o Irã e fez uma série de exigências àquele país, entre elas a de entregar todo o urânio enriquecido que o país possui.
O problema é que um ataque ao Irã pode ter consequências drásticas para a humanidade. O líder do país, Ali Khamenei, já declarou que responderá ao ataque de Trump com ataques a bases estadunidenses pelo mundo e a Israel.
Da última vez que o Irã atacou Israel o fez tão profundamente que Israel pediu paz, pois a sede do Mossad foi destruída, assim como grande parte do aeroporto de Tel Aviv e centrais de abastecimento de energia do país.
Um ataque severo do Irã pode simplesmente destruir Israel e gerar um efeito cascata imprevisível, que pode levar ao fim da humanidade.
Tudo isso está na mesa enquanto o mundo não reage ou reage sem declarar um boicote total aos Estados Unidos e a seus produtos. Porque o narcisista maligno quer mais a cada concessão.
https://whatsapp.com/channel/0029VbBsQ5SLI8YSFXsdg92o
Apoie


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.