Urucubaca de Lula

A tal urucubaca de que o presidente andou se queixando fez nova vítima entre seus amigos. No início da crise política, Lula afirmou que daria um cheque em branco a Roberto Jefferson. Ao final do processo, Jefferson foi cassado.
Agora foi a vez de um dos líderes do MST, José Rainha Júnior. Há um mês, o presidente, segundo o jornal O Globo, declarou o seguinte sobre Rainha:
— “Eu já vi gente com medo de ficar perto do Zé Rainha porque ele é perseguido, de vez em quando vai preso. Mas eu, como presidente da República, digo que você não é um companheiro de primeira hora, é um companheiro que conheço há muitos anos, e sei que quando eu deixar de ser presidente, muitos que hoje são meus companheiros não serão mais, mas você certamente vai continuar sendo meu companheiro”.
Pois bem, ontem, o juiz Maurício Ferreira Fontes condenou Rainha e mais três coordenadores do MST a dez anos de prisão em regime fechado, sem direito a recorrer em liberdade, por incêndio criminoso e furto qualificado durante a invasão, em 2000, da Fazenda Santana da Alcídia, em Teodoro Sampaio, no Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo.
A condenação foi em primeira instância. Ainda cabem recursos. Mas Rainha deu no pé e é considerado foragido.
Sai, urucubaca!