Senadora faz graves denúncias contra governo e Congresso

Talvez por seu comportamento passional - ao contrário dos nobres colegas, em geral aparentemente frios e até mesmo cínicos - e também pelo nome de heroína de novela, a senadora Heloísa Helena (PSol-AL) é encarada quase que como uma figura folclórica pela mídia e por boa parte dos eleitores, especialmente do sudeste do país. Por conta disso, a não ser quando ela se atraca com alguém numa das CPIs, a imprensa não costuma cobrir seus pronunciamentos. Aliás, a bem da verdade, a imprensa, em geral, não cobre pronunciamento algum. O deputado ou senador tem que explodir a bomba no colo da imprensa para que ela a noticie.
Ontem, em pronunciamento no Plenário, a senadora Heloísa Helena disparou petardos contra a política econômica do governo Lula, mostrando que o superávit primário, de que o presidente e a equipe econômica tanto se orgulham, vem sendo construído às custas da falta de investimentos sociais definidos no Orçamento da União.
Segundo ela, “o governo Lula conseguiu ser pior do que o governo Fernando Henrique do ponto de vista da disponibilidade orçamentária das políticas públicas e das políticas sociais”.
E citou números: de R$ 2,6 bilhões para investimentos em saúde, foram liberados até o final de outubro apenas R$ 146 milhões. Para Habitação, apenas 2,76% do que estava orçado. Saneamento, apenas 5,64%. Para ações do Programa de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, no nordeste, onde o problema é gravíssimo: Zero.
E, bem a seu estilo, acusou o presidente Lula e o Congresso:
- A Constituição brasileira diz que é crime de responsabilidade não cumprir a lei orçamentária. O Fernando Henrique não fazia, o Lula não faz, porque contam com a omissão, a cumplicidade vergonhosa do Congresso Nacional.
Qual a pena para "crime de responsabilidade"?
Com a palavra, Suas Excelências.