‘A Escolha de Sofia’ do PT

logo PT ZiraldoAs últimas atitudes do presidente Lula colocaram o PT na mesma situação da protagonista do filme A Escolha de Sofia. Nele, Sofia, uma imigrante polonesa vivida por Meryl Streep, é obrigada por um oficial nazista a escolher qual de seus dois filhos sobreviverá.
No caso do PT a situação é ainda mais dramática: o partido pode estar decidindo não o futuro dos filhos, mas o seu próprio.
O PT era a favor da verticalização e Lula não. O presidente jogou pesado e a verticalização caiu, contra o voto do PT.
Agora o presidente já mandou avisar que o PT tem que abrir mão de candidaturas próprias em alguns estados para que Lula possa ter palanques fortes, que favoreçam sua reeleição.
No Rio, por exemplo, Lula quer apoiar o (na verdade quer o apoio do) senador Marcelo Crivella (PRB), que é sobrinho do bispo ‘Templo é Dinheiro’ Macedo. E há mais no saco de alianças: Quércia para o senado em São Paulo, em detrimento da candidatura de Eduardo Suplicy. Sem contar o PMDB de Jader Barbalho no Pará....
Como fica o PT? Faz o jogo de Lula e topa tudo pela reeleição ou enquadra o presidente em busca das raízes petistas e arrisca-se a perder a presidência?
De todos os partidos atingidos pelo chamado “escândalo do mensalão” o PT foi o que sofreu o maior desgaste. Nesta eleição ele tem a oportunidade de reconstruir sua história ou de definitivamente colar seu destino ao do presidente Lula, deixando de ser o Partido dos Trabalhadores e passando a ser apenas o Partido do Lula.