Oposição e a lista de Furnas

sombrasA oposição diz que quer esclarecer o caso da tal lista de Furnas e para isso defende o comparecimento de Dimas Toledo – o suposto autor da lista – na CPI, mas... antes quer ouvir Duda Mendonça e agora também até o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos.
Os dois não têm nada a ver com a lista, mas o deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP) e o líder tucano no Senado, senador Arthur Virgílio (AM), querem que o ministro compareça à CPI para dizer se a lista é verdadeira ou falsa.
Como a ida do ministro à CPI só poderá trazer platitudes do tipo “não posso afirmar se é verdadeira ou falsa, a Polícia Federal está investigando o caso”, etc, o que parece é que eles querem criar dificuldades para conseguir facilidades.
Afinal, se a lista é falsa, por que não tomar a medida óbvia que seria a convocação e acareação de Dimas Toledo (suposto autor da lista) e Nilton Monteiro (seu divulgador)?
É no mínimo curioso esse comportamento da oposição. Dizem que ela é falsa, absolutamente falsa, mas ao invés de levá-la para passear ao sol querem porque querem que ela continue nas sombras.
Por quê?