terça-feira, 21 de março de 2006

As chances de Alckmin (A coisa tá feia pra Chuchu)

chuchuGrande parte da mídia e os eleitores tucanos estão comemorando a subida de seis pontos de Alckmin e a parada de Lula na última pesquisa Datafolha.
Mas a situação não está nada boa para o candidato tucano. Entre ele e o presidente Lula existem mais de 23 milhões de votos de diferença. Para ajudar a entender as dificuldades de Alckmin, ele, segundo o Datafolha, teria hoje em torno de 28 milhões de votos... É um trabalho e tanto, mas não é tudo...Vários outros fatores podem atrapalhar a subida de Alckmin:
. O fator PFL – O candidato dos sonhos pefelistas era o prefeito Serra, que deixaria a prefeitura de São Paulo (terceiro maior PIB do país) nas mãos do partido. Agora, os pefelistas querem negociar o apoio, e o preço está alto: em alguns estados exigem que o PSDB simplesmente não lance candidatura própria e apóie o pefelista local. Isso vai criar novos ressentimentos internos, além dos já provocados pela escolha do candidato a presidente.
. O fator Serra – Se alguém acha que o prefeito Serra engoliu a candidatura Alckmin, verá na prática da campanha que está equivocado. Na visão do prefeito e sua equipe, ele foi atropelado pelo governador, que se lançando candidato de si mesmo tornou impossível para o prefeito aceitar a indicação do partido.
Como havia assumido o compromisso de ficar na Prefeitura até o término do mandato, Serra só poderia se lançar caso houvesse um “apelo” do PSDB nesse sentido. A candidatura Alckmin acabou com essa possibilidade.
Fala-se agora na possível candidatura de Serra ao governo do estado. Isto é bom para Alckmin por um lado, pois libera a prefeitura para o PFL, mas é ruim por outro: Serra vai tratar de sua própria eleição. Se perder, decreta o fim de sua carreira política. Se vencer, terá cacife para disputar a presidência daqui a quatro anos. Mas só se Lula vencer, porque Lula não poderá se candidatar mais uma vez. Mas o candidato que porventura vier a derrotá-lo, sim.
. O fator Aécio – Aécio é ambicioso e trabalha, mineiramente, nos bastidores. Se Alckmin vencer, o que Aécio fará daqui a quatro anos, caso se reeleja governador? Mas se Lula vencer, que tal um “governador jovem, com a experiência de oito anos à frente do governo do segundo maior colégio eleitoral do país, neto do lendário Tancredo Neves, para interromper oito anos de um governo petista e, acima de tudo, acabar com um ‘predomínio paulista’ que a essa altura será de 16 anos?”
. O fator Lula – A frente que Lula abriu em relação aos adversários traz uma tranqüilidade na formulação de sua campanha. Se não cometer erros, ganha. É só manter o vento a favor e “vacinar-se” contra ataques dos adversários.
Além do mais, tem a máquina do governo nas mãos. E o “saco de bondades” do presidente ainda está cheio de boas notícias: agora no final de março o astronauta brasileiro vai ao espaço. Bem no ano do centenário de Santos Dumont, o Pai da Aviação. Em seguida vem a auto-suficiência da Petrobras. O aumento do salário-mínimo. E mais todo o resto que já está colocando Lula na liderança.
A diferença entre Lula e Alckmin é tanta que a oposição só pode pensar em mudar o quadro se conseguir ligar o presidente diretamente a algum caso de corrupção.
Ou, talvez, nem assim.

17 comentários:

  1. Anônimo21.3.06

    nao acho que Lula vá vencer... nao conheço ninguem que vá votar nelle..e sao pessoas lideres e formadores de opinião e que vao lutar em seus nichos para colocar Alckimin na presidencia... vamos ver no frigir dos ovos... o que aconteceu no governo Lula qualquer cidadao que tenha um minimo de lucidez nao votará nelle...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo21.3.06

    Concordo com a Flávia. Na hora que começar a campanha Lula vai cair que nem aquele dominó dos comerciais da televisão.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21.3.06

    Como você disse, o chuchu não tem a mínima chance com esse melhor presidente que o Brasil já teve nos últimos tempos. Um operário que faz um governo melhor que o Fernando Henrique, que foi um homem que o Itamar e deu pra ele a chance de ser presidente e deu as empresas do país de mão beijada. Por que não fazem a CPI das privatizações como falaram que iam fazer?

    ResponderExcluir
  4. Anônimo21.3.06

    GERALDO ALCKMIN VAI MOSTRAR COMO SE FAZ UMA ADMINISTRAÇÃO CORRETA E SEMPRE VISANDO O CRESCIMENTO DO bRASIL.
    GERALDO NO PRIMEIRO TURNO.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo21.3.06

    Mello, análise lúcida.
    Eu também penso assim. O governador de São Paulo atropelou processos, como antes fez o Serra em 2002. Vai pagar caro por isso, porque a política sempre castiga os traidores, como dizia o Brizola, que é um nome que está fazendo falta ao país.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo21.3.06

    Quando começar a campanha na TV o Lula despenca que nem fruta madura.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo21.3.06

    Mello, como vc fala besteira!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21.3.06

    Mello, esse jogo já estava combinado.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo21.3.06

    Mello,
    acho que o Noblat tá precisando ler o seu blog - ele não analisa nada, só repercute o que Virgilio e Alvaro Dias falam. Pra ele, até ACM virou sinônimo de democrata.
    bom ler alguma coisa com um mínimo de distanciamento.
    abs

    ResponderExcluir
  10. Anônimo22.3.06

    Excelente Mello , vc tem um filing político apurado .
    Teve um imbecil anônimo , que fez um comentário para apurar as privatizações de FHC.
    Como diria o senador Mão Santa ,
    ATENTAI anônimo , com o que sobrou
    de estatal , só tem desvio de dinheiro.
    O correto seria privatizar tudo ,
    ao governo caberia cuidar só do social.
    E de preferência privatizar até
    a Presidência do Paìs.

    ResponderExcluir
  11. wilson,
    Talvez o melhor fosse privatizar tudo mesmo, mas sem roubar.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo23.3.06

    Lula já está ligado diretamente à corrupção (em sentido amplo, lógico). O caso Lulinha-Telemar derrubaria qualquer governante no dia seguinte em um país sério. A oposição só não investigou a fundo esse caso porque um dos próceres emplumados é dono da Telemar. Acho que o único jeito de Lula não ganhar essa eleição é ele morrendo. E, aparentemente, ele está mais forte do que nunca.

    ResponderExcluir
  13. Anônimo23.3.06

    Mello, você se esqueceu de dizer que vem aí um aumento de quase 30% para todos os funcionários públicos federais. É mais do que toda a inflação havida no governo Lula e muito mais do que todos os raros aumentos havidos no governo FHC. Acho que Lula ganha no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo21.6.06

    Alckmin não é nenhum bobo. Ele tem cartas na manga e saberá como usá-las na hora certa, num momento que o adversário não terá mais tempo para se recuperar.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo11.7.06

    Seria uma vergonha pra nação brasileiro ter um presidente currupto como lula..
    Onde já se viu um presidente que numca viu nada e nem sabe de nada..

    ResponderExcluir
  16. Anônimo5.8.06

    Lula lá.Com a melhor situação econômica da história do país.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo27.9.06

    Estou fazendo o máximo para que meus colegas de trabalho e companheiros da cidade possa ver como é grande a robalheira que lula está fazendo!!
    Eu estou com o Alckmin e é ele no 1º turno!!!

    Que vcs do partido lula possam enxergar que a vida não é só de DOSSIÊ, votem para mudar, votem em Geraldo Alckmin!!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.