Dia Internacional da Mulher

Rosa Parks, aos 42 anos, em 1955, quando tudo começouHoje, Dia Internacional da Mulher, nosso blog a homenageia na figura da costureira negra Rosa Parks, que se recusou a ceder seu banco em um ônibus a um homem branco, como determinava a lei americana, em 1955.
Isso aconteceu em Montgomery, Alabama, EUA, e por causa disso Rosa foi presa e condenada a pagar uma multa. O fato gerou um boicote em massa dos negros ao transporte público do Estado, marcando o início da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos.
O boicote foi organizado por um à época desconhecido pastor da Igreja Batista, Martin Luther King Jr, que anos mais tarde ganharia o Prêmio Nobel da Paz.
A desobediência de Parks à lei de segregação no Alabama levou ao fim a segregação nos transportes públicos e culminou, em 1964, com a Lei dos Direitos Civis, que transformou a segregação racial em um ato fora da lei nos Estados Unidos.
Para sua atitude Rosa Parks tinha uma explicação simples:
- A verdadeira razão de eu não ter cedido meu banco no ônibus foi porque senti que tinha o direito de ser tratada como qualquer outro passageiro. Agüentamos aquele tipo de tratamento por muito tempo.
Rosa Parks morreu no dia 25 de outubro do ano passado na cidade de Detroit. Tinha 92 anos, e, segundo seu advogado, morreu dormindo.
Apenas um “não”, pronunciado na hora certa, mudou o rumo da História americana.
Este caso vem bem a calhar, após a carteirada do Comandante do Exército. E mostra como um pequeno gesto pode detonar transformações profundas.
Nossa homenagem a Rosa e a todas as mulheres.